Siga o OTD

Badminton

Brasil vai ao Campeonato Mundial Júnior em busca do Top 15

Seis atletas, três mulheres e três homens, representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Badminton, que começa na próxima segunda-feira (5).

Brasil vai ao Campeonato Mundial Júnior em busca do Top 15
Divulgação

Começa, nesta segunda-feira (5), o Campeonato Mundial Júnior de Badminton. Nesta sexta (2), a equipe brasileira embarcou para o Canadá, país sede do evento, com os atletas Jonathan Matias, Fabrício Farias, Isak Batalha e Jaqueline Lima, além dos treinadores Norma Rodrigues e Marco Conceição. Juliana Viana e Sania Lima se juntarão à equipe no destino final.

“Nosso objetivo por equipes é ficar entre as 15 melhores do mundo. Individualmente, cada atleta tem a sua meta. Mas, no geral, queremos fazer com que esses atletas subam no ranking mundial, que a gente consiga colocar dois masculinos e dois femininos entre os 50 melhores do mundo”, considerou Norma Rodrigues em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Estes seis representantes, porém, não passaram por uma seletiva pré-competição. A escolha da equipe foi feita com base na participação dos atletas no circuito mundial, além da disponibilidade dos respectivos clubes arcarem com os custos da viagem ao Canadá.

Em comunicado divulgado no dia 14 de agosto deste ano, a Confederação Brasileira de Badminton afirmou: “A CBBd, até este momento, não tem disponibilidade financeira para levar uma equipe para esta competição”. Desta forma, a entidade pediu para que os atletas interessados em participar da competição por conta própria, demonstrassem interesse.

Para poder participar do Campeonato Mundial Júnior de Badminton, seria necessário apenas estar associado à Confederação nacional, além de fazer parte do ranking mundial da BWF (Federação Mundial de Badminton). Desta forma, a Associação Miratus e o Clube Joca Claudino se uniram à CBBd para arcarem com os gastos da equipe.

“A Confederação conseguiu ajudar os atletas com a parte de alimentação e hospedagem durante todo o período, e os clubes se organizaram para pagar esses deslocamentos dos atletas, as passagens”, contou Norma.

Destaques

Na competição por equipes, que acontece entre os dias 5 e 10, o Brasil ocupa o Grupo D, ao lado da França, Uganda, Noruega e Taiwan. O dia 11 será voltado para atividades culturais entre os participantes. Já as competições individuais (simples, duplas e duplas mistas) serão entre os dias 12 e 18, encerrando o evento. Ao todo, atletas de 49 países disputarão o Mundial.

“Temos três atletas masculinos e femininos muito bons. Os dois masculinos são o Jonathan Matias e o Fabrício Farias. No feminino, temos três meninas excelentes, não posso dizer uma ou outra. A Jaqueline tem uma experiência maior internacional em nível de torneios, porém a Juliana está morando fora e também tem essa bagagem muito boa, e a Sania também está vindo de uma preparação ótima”, considerou a treinadora da seleção.

Jonathan Matias, 86º colocado no ranking mundial júnior da BWF, não esconde a ansiedade para o campeonato. “Eu estou indo para o Mundial com uma expectativa muito grande fazer um marco na história. Quero muito buscar uma medalha, mas vou buscar a cada jogo. Que a cada jogo eu possa fazer meu melhor, ultrapassar cada barreira e trazer uma medalha para o nosso país, a primeira em um Mundial, é a minha meta”, disse o atleta.

“Para nós, vai ser uma ‘dor de cabeça’ muito boa montar o grupo para o torneio por equipes”, concluiu Norma Rodrigues.

Mais em Badminton