Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Aline Rocha busca título em três provas no Campeonato Brasileiro

Atleta, que disputou Jogos de Inverno 2018, participa da competição neste final de semana no CT Paralímpico como preparação para maratonas nos EUA e Japão

Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico começa nesta sexta-feira, 28, com mais de 500 atletas inscritos. Dentre os grandes nomes do esporte está a paranaense Aline Rocha, da classe T54 (para cadeirantes).

Nascida na cidade de Pinhão, Paraná, Aline ficou paraplégica aos 15 anos após uma lesão na medula em um acidente de carro. Aos 16, começou no atletismo como reabilitação e não parou mais: foi a primeira atleta feminina do Brasil na modalidade esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, conquistou o pódio na maratona de Berlim com uma inédita quarta colocação. Além disso, participou dos Jogos Rio 2016 e é tetracampeã da tradicional corrida de São Silvestre.

“O pioneirismo eleva muito o aspecto motivacional do atleta. O primeiro título de competição, você vira a referência e isso é impressionante, ainda mais numa situação competitiva” comenta Fernando Orso, treinador e marido de Aline.

No Campeonato Brasileiro de Atletismo, ela disputará os 800m e os 1.500m na sexta-feira, 28, e os 5.000m na tarde do sábado. O objetivo é melhorar as marcas que servirão como parâmetros para as maratonas internacionais que disputará em seguida. Ainda em outubro, Aline participará da Maratona de Chicago, nos Estados Unidos. Em novembro, fará a de Nova York e, duas semanas depois, a de Oita, no Japão.

“A preparação está intensa e é a competição de pista mais importante no ano. Estou fazendo treinamento de potência e vou em busca de melhores marcas antes de ir para as maratonas”, comenta a atleta sobre a competição.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo acontecerá neste novo formato pela primeira vez. Os oito melhores em cada classe puderam se inscrever e será declarado o campeão brasileiro da classe pela primeira vez. Além disso, os resultados da competição já serão usados como base para a preparação dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

“É a oportunidade de outros atletas estarem participando com os melhores de cada classe, isso serve de motivação para aqueles que querem brigar de igual para igual com os melhores”, complementa a atleta.

Mais em Paralimpíada Todo Dia