Siga o OTD

Atletismo

Troféu Brasil acontece neste domingo em Bragança Paulista

Maior evento da modalidade da América Latina, Troféu Brasil de Atletismo acontece neste domingo (08), em Bragança Paulista

A 33ª edição do Troféu Brasil de  Atletismo, a principal competição do esporte da América Latina, será uma grande atração do esporte brasileiro deste domingo (dia 8). O evento, válido pelo IAAF World Challenge e pelo Circuito Mundial do Lançamento do Martelo, começará às 13:30 e será disputado no Estádio do Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da CBAt, na cidade de Bragança Paulista (SP).

O tradicional Meeting, que teve a sua primeira edição em 1985, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, terá 16 provas e reunirá 120 atletas de 26 países. O lançamento do martelo masculino começará às 13:55, tendo como destaque Dilshod Nazarov, do Tadjiquistão, campeão olímpico no Rio 2016.

Nazarov treinou na manhã deste sábado (dia 07) na pista indoor do CNDA, apenas para “soltar a musculatura”. “Estou bem fisicamente, pronto para competir”, disse o atleta de 36 anos, que tem 78,18 m, como melhor resultado da temporada, obtido no dia 08 de junho, na Polônia. “O objetivo é lançar mais longe aqui”, adiantou.

Nazarov vai competir pela sexta vez no Brasil, incluindo os Jogos do Rio. As outras quatro vezes foram em edições anteriores do Grande Prêmio Brasil. Medalha de prata no Mundial de Pequim 2015, o seu recorde pessoal é de 80,71 m.

A prova deverá ser bem concorrida, com a participação também do jamaicano Traves Smikle, 7º colocado no Ranking Mundial, com 77,72 m, do belarus Pavel Bareisha, 10º do mundo, com 77,37 m. Pelo Brasil, destaque para Wagner Domingos, recordista sul-americano e finalista olímpico, e Allan Wolski.

O argentino Joaquim Gomes, campeão dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba e líder do Ranking continental, com 75,10 m, está ansioso para a prova. “Vai ser a primeira vez que vou enfrentar um campeão olímpico”, disse Gomes, de 21 anos.

Muitos brasileiros de destaque também estão inscritos, como o campeão olímpico Thiago Braz da Silva, no salto com vara, que volta de contusão no pé e tentará um bom resultado.

Nos 100 m, os velocistas Paulo André de Oliveira e Vitória Cristina Rosa são os melhores sul-americanos do ano na prova 100 m. Paulo André correu em 10.06 e Vitória, em 11.03.

No arremesso do peso, Darlan Romani busca o bicampeonato do GP. Este ano, ele já ganhou duas medalhas em etapas da Liga Diamante: bronze em Eugene, nos Estados Unidos, quando bateu o recorde sul-americano, com 21,95 m, e prata em Lausanne, na Suíça. É o quarto no Ranking Mundial. Seu principal adversário deverá ser o norte-americano Curtis Jensen, 11º no Ranking da IAAF, com 21,18 m.

O GP Brasil é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista e recursos do Programa Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Mais em Atletismo