Siga o OTD

Atletismo

IVCL Orcampi apresenta time e mantém investimento em 2018

Wagner do Carmo/CBAt

Equipe entra na temporada como grande força do atletismo e mantém todos os projetos de formação que já desenvolvia, com a escolinha e as categorias de base

O IVCL Orcampi apresenta para 2018 uma das mais competitivas equipes do atletismo nacional – já são 92 os atletas com índice para a disputa do Troféu Brasil, principal competição de clubes do país, que será realizada em setembro. Mas a equipe também anuncia a manutenção do trabalho formador, filosofia do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima desde que foi criado pelo medalhista olímpico – Vanderlei conquistou o bronze na maratona em Atenas/2004. O grupo terá 250 atletas na temporada, a partir dos 12 anos, na escolinha, categorias de base (sub-14, sub-16, sub-18, sub-20), sub-23 e adulto.

“Acolhemos um grupo de atletas de alto rendimento – um número significativo de pessoas foi agregado – e a equipe se fortaleceu em todas as especialidades. Nosso objetivo é brigar pelos títulos das competições, produzir resultados e contribuir com o atletismo brasileiro”, afirma Ricardo D’Angelo, coordenador técnico do IVCL Orcampi.

“A parte esportiva está diferente com a chegada de vários atletas da elite nacional. Vamos ter atletas em todas as seleções brasileiras e vamos brigar no Troféu Brasil por posição de destaque, o segundo posto, provavelmente. Não foi planejado, mas vamos brigar para subir um degrau”, disse Evandro Lazari, presidente da Orcampi, observando que nos últimos oito anos a equipe esteve na terceira posição no Troféu Brasil. “Mas ao lado desta competitividade mantivemos nosso trabalho de formação, apoiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.”

Time de excelência nas pistas

O IVCL Orcampi tem atletas entre os melhores do mundo em suas provas, como a marchadora pernambucana Érica Rocha de Sena. Ela é a atual campeã sul-americana dos 20 km (março/2018) e recordista sul-americana da distância (1h26min59). Foi campeã do Circuito Mundial da IAAF em 2017, 4ª colocada no Mundial de Londres/2017 e 7ª colocada no Rio/2016, o melhor desempenho de uma marchadora brasileira na história dos Jogos Olímpicos.

O grupo conta com atletas experientes com resultados significativos no atletismo, como Solonei Rocha da Silva, o primeiro brasileiro bicampeão da Maratona de São Paulo, em abril/2018; além dos finalistas olímpicos Wagner Domingos, o Montanha, do lançamento do martelo (12º na Rio/2016), e Luiz Alberto de Araújo, do decatlo (10º na Rio/2016). O saltador Mauro Vinícius da Silva, o Duda, bicampeão mundial do salto em distância, também integra o grupo de elite.

É um grupo formado ainda por jovens atletas que cresceram muito nas últimas temporadas e figuram entre os principais nomes do Brasil em suas provas. Dentre os saltadores estão Núbia Soares, do salto triplo, que passou este ano a treinar na Espanha com o cubano Iván Pedroso, e fechou a última temporada como a quarta atleta do mundo, com a marca de 14,56 m. Em 2017, Fernando Ferreira, do salto em altura, chegou aos 2,30 m; e Alexsandro de Melo, o Bolt, fez o melhor salto triplo da vida (16,65 m).

No grupo das provas de campo estão Fernanda Borges, do lançamento do disco, atleta com participação em três Mundiais (Moscou/2013, Pequim/2015 e Londres/2017) e na Olimpíada do Rio/2016; e Mariana Marcelino, campeã sul-americana e recordista brasileira do lançamento do martelo – em junho passado fez 67,02 m.

Na pista, o grupo reúne talentos em várias provas, como o meio-fundista Thiago do Rosário André. Nascido na comunidade de Nova Aurora, em Belford Roxo (RJ), começou no atletismo por causa da brincadeira de menino de correr atrás de pipa, foi finalista no Mundial de Londres/2017 nos 800 m (7º), líder do ranking brasileiro em 2017, com 1min44s81, nos 800 m, e 3min35s28, nos 1500 m, superando o recorde sul-americano sub-23 que era do campeão olímpico Joaquim Cruz havia três décadas.

Márcio Teles foi semifinalista dos 400 m com barreiras no Mundial de Londres, em 2017. Nas provas de velocidade, os destaques são Vitor Hugo dos Santos, que já correu os 100 m em 10s11 em 2016 (quarta melhor marca do Brasil na história) e 10s13 nesta temporada, e Vitória Rosa, que melhorou suas marcas pessoais nos 100 m e 200 m em 2017 e foi finalista no Mundial de Londres com o revezamento 4×100 m.

Jovens com resultados

Do projeto de formação do IVCL Orcampi vem Daniel Ferreira do Nascimento, dono de grande resistência, que começou a treinar na equipe com o técnico Alex Lopes. O fundista de Paraguaçu Paulista é talentoso e tem resultados expressivos desde o início no atletismo. Já disputou e venceu provas de 1.000 m, 1.500 m, 2.000 m com obstáculos, 3.000 m, 3.000 com obstáculos, 5.000 m, 10.000 m e de 6 km e 8 km do cross country. Aos 20 anos, tem uma coleção de medalhas nas categorias sub-18, sub-20, sub-23 e adulto. Em 2017, quebrou o recorde sul-americano sub-20 dos 10.000 m e depois venceu a distância no Troféu Brasil, desbancando atletas mais velhos e quebrando o recorde sul-americano juvenil que pertencia a Franck Caldeira.

Juliana De Menis, que treina com Elson Miranda, é considerada a ‘substituta’ de Fabiana Murer no salto com vara. Juliana quebrou o recorde brasileiro sub-23 no salto com vara duas vezes em 2018 – a marca atual, conquistada no Torneio FPA, é de 4,40 m. Treinou ao lado de Fabiana Murer nos dois últimos anos da carreira da campeã mundial.

Bruno Benedito da Silva foi campeão mundial sub-18, em Nairóbi (QUE), em 2017, com o revezamento 4×400 m misto – formado por homens e mulheres, é uma das provas incluídas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Desde que chegou à Orcampi, experimentou um crescimento incrível treinando com o técnico Evandro Lazari. Bruno também foi 6º colocado na prova individual dos 400 m (sua melhor marca, 46s87, foi obtida na semifinal do Mundial de Nairóbi).

A equipe de atletismo IVCL Orcampi tem patrocínio da Unimed Campinas e parceria da CPFL, Samsung, 3M, Caixa e Nike, empresas que investem no desenvolvimento do Brasil pelo esporte por meio de patrocínio e projetos aprovados pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, do Governo de São Paulo, e Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

Mais em Atletismo