Siga o OTD

Atletismo

Gabriela e Vinícius vencem os 100m rasos do Troféu Adhemar

No primeiro dia do Troféu Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo, Gabriela e Vinícius foram os campeões da prova mais rápida da modalidade

Gabriela Mourão no Troféu Adhemar Ferreira da Silva do Atletismo
Gabriela Mourão (Gustavo Alves/CBAt)

Gabriela Mourão (Pinheiros-SP) e Vinícius Rocha Moraes (ASPMP-SP) foram os atletas mais rápidos dos 100m rasos no Troféu Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo. Nesta sexta-feira (5), em Bragança Paulista, Vinícius e Gabriela conquistaram o título da prova no primeiro dia de competição. 

SB de Vinícius

Vinícius Moraes ganhou a prova completando a distância em 10s45 (-0.9). Thamer Alves Villar (CAES-ES) marcou 10s65 e levou a segunda posição, enquanto Luís Gabriel Pereira Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG) fez 10s70 e completou o pódio por uma diferença de centésimos. Além disso, destaque para Paulo Henrique. Ele fez o índice para o Mundial Sub-20 de Lima na fase qualificatória marcando 10s49 (0.4). Em seguida, queimou a largada na semifinal e acabou eliminado.

“Eu gostei porque tinha o intuito de fazer o meu season best e consegui, o que me coloca no top dez do Brasil. Também foi bom ganhar a competição e somar pontos no Ranking para a lista larga da Olimpíada de Paris”, afirmou Vinícius. Ele correu para 10s32 na semifinal e alcançou sua melhor marca na temporada. 

Campeã na quarta prova de 2023

Gabriela Mourão foi campeã dos 100m com 11s46 (-0.8). Ela gostou da corrida em sua quarta prova na temporada. O tempo foi bem próximo de sua melhor marca da carreira, 11s27 feito no ano passado. As medalhas de prata e bronze terminaram nas mãos de duas atletas do Praia Clube/Exército/Futel-MG. Suellen Silva de Sant Anna fez 11s56 e terminou com vice, enquanto Bárbara Leôncio, com 11s68, completou o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Sai bem, fiz uma prova consciente, mas dá para melhorar a chegada. O importante é se sentir em constante evolução porque o meu objetivo é estar na Olimpíada, fazer o índice na prova individual e compor o revezamento”, disse Gabriela. 

Seleção do Ibero-Americano

A seleção brasileira que vai disputar o Ibero-Americano de Cuiabá, no Mato Grosso, em maio, será definida após o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Serão convocados os dois primeiros colocados de cada prova no ranking brasileiro, entre de julho de 2023 a 7 de abril, data do último dia da competição em Bragança. 

Na etapa da manhã do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) venceu os 3.000m com obstáculos com 10min08s08. A atleta, que ficou 31 dias treinando na altitude de Paipa, na Colômbia, queria sentir como está a sua preparação. “Foi bom competir para tirar a ansiedade do início da temporada, treinar as passagens dos obstáculos e me sentir mais à vontade na prova”, disse Simone. 

Walace Evangelista Caldas (Life SJB-SP) venceu a versão masculina da prova com obstáculos com 8min45s77, sua melhor marca da carreira. Walace disse que está motivado em sua volta às pistas após cumprir suspensão em processo por doping. “Desde 2018 eu não competia, voltei depois de ficar afastado por quatro anos e de vencer a depressão, e estou motivado”, disse Walace, que foi prata no Troféu Brasil de 2018. “É um misto de sentimentos, mas estou feliz pela marca também”, completou o atleta.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo