Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cristian e Aline vão ao pódio no Parapan antes de volta à neve

Medalhistas no Mundial de esqui cross-country paralímpico, Cristian Ribera e Aline Rocha vão do Parapan direto para a Noruega

Aline Rocha compete nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago
(Foto: Marcelo Hernandez/Santiago 2023 vía Photosport)

Dois dos principais nomes do Brasil nos esportes de inverno estão competindo nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. Medalhistas no Mundial Paralímpico de esqui nórdico desse ano, Aline Rocha e Cristian Ribera estão participando de provas de atletismo na capital chilena. E logo após o Parapan, ambos vão para a Noruega para iniciar a temporada do esqui cross-country.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cristian Ribera e Aline Rocha competem na classe T54 do atletismo, que é para atletas com deficiências nos membros inferiores e que se locomovem de cadeira de rodas. Ambos também competem no esqui cross-country paralímpico, tanto na neve, como utilizando o roller ski, versão adaptada do esqui para que os atletas possam treinar no Brasil, sem precisar do contato com a neve.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Modalidades se complementam

Para os atletas de inverno, é comum procurar alguma outra atividade para fazer durante o verão para manter o corpo em movimento. Dessa forma, o atletismo serve para os atletas como um complemento ao esporte na neve. “São dois esportes que se complementam muito. Nossos treinadores fazem o máximo para poder sincronizar os treinos e poder fazer os dois com muita qualidade. A modalidade de neve também é muito difícil, então conseguir conciliar os dois é muito trabalhoso”, afirma Cristian.

Cristian Ribera compete nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Miriam Jeske/COB)

O atleta natural de Rondônia conquistou duas medalhas no Parapan até o momento três medalhas: prata nos 100m e 400m e um bronze nos 800m. Cristian encerra sua participação neste sábado (24) com a disputa dos 1500m.

Do Chile à Noruega

Após os Jogos Parapan-Americanos, os dois atletas já embarcam para a Noruega para iniciar a temporada de inverno. Eles disputam uma etapa da Copa do Mundo da modalidade na cidade de Gaalaa. Para viabilizar a participação de Aline e Cristian tanto na Copa do Mundo, como no Parapan, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) tiveram que fazer um planejamento especial para os atletas.

“Com o Parapan, o calendário ficou um pouco apertado, principalmente para mim que tenho que fazer reclassificação funcional na Noruega. Então eu não posso deixar de estar lá, se não eu não posso competir no resto da temporada. O CPB e a Confederação fizeram todo um esforço para conciliar as viagens, mas vai dar tudo certo e semana que vem estou na neve”, comentou Aline, que levou o ouro nos 800m e a prata nos 400m e nos 1500m no Parapan. Ela encerra sua campanha em Santiago com a disputa dos 100m T54 também neste sábado, dia 24 de novembro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia