Siga o OTD

Atletismo

Renan Gallina é ouro dos 200 m e quebra tabu de 24 anos

Com apenas 19 anos, Renan Gallina derrubou um tabu que durava desde 1999 ao vencer os 200 m dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Renan Gallina comemora a conquista da medalha de ouro nos 200 m rasos masculino nos Jogos Pan-Americano de Santiago-2023
Wander Roberto/COB

Um dos principais nomes da nova geração do atletismo brasileiro, Renan Gallina, de apenas 19 anos, conquistou a medalha de ouro nos 200 m rasos masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O atleta venceu a prova com a marca de 20s37, superando José Gonzalez, da República Dominicana, que foi prata com 20s56. Nadale Buntin, de San Kittis e Nevis, completou o pódio com 20s79.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Renan Gallina quebrou um tabu de 24 anos sem vitória brasileira nos 200 m rasos dos Jogos Pan-Americanos. A última medalha de ouro do país havia sido conquistada por Claudinei Quirino em Winnipeg-1999. Além deles, Robson Caetano, em Havana-1991, foi o outro atleta do Brasil a vencer a prova.

Renan Gallina na final dos 200 m rasos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago
(Alexandre Loureiro-COB)

Apesar de ter vencido os 200 m rasos, Renan Gallina não terá descanso. O brasileiro volta a competir ainda hoje na final do revezamento 4 x 100 m rasos. Nas eliminatórias, o Brasil se classificou com o melhor tempo e é um dos favoritos à medalha de ouro.

200 m feminino

Ana Carolina Azevedo na final dos 200 m rasos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago
(Alexandre Loureiro-COB)

Ana Carolina Azevedo conquistou, na tarde desta quinta-feira, a medalha de bronze nos 200 m rasos dos Jogos Pan-Americanos-2023. Ela completou a prova em 23s52, ficando atrás da dominicana Marileidy Paulino, que venceu com 22s74 e da cubana Yunisleidy García, que terminou com a medalha de prata com 23s33.

Foi a segunda final individual disputada por ela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nos 100 m rasos, ela ficou perto do pódio ao terminar em quarto lugar com 11s58.

Salto com vara feminino

Juliana Campos no salto com vara dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Wagner Carmo/CBAt

No salto com vara, Juliana Campos esteve perto do pódio, mas terminou apenas em quarto lugar. Ela começou a competir nos 4,10 m. Antes dela, as outras duas brasileiras já tinham sido eliminadas. Beatriz Chagas conseguiu saltar apenas 3,80 m e terminou em décimo lugar, enquanto Isabel Demarco ficou em nono com 4,00 m.

Melhor do que suas compatriotas, Juliana Campos passou na primeira tentativa dos 4,10 m e também dos 4,20 m. A brasileira estava tão confiante, que resolveu não pular nos 4,30 m e ir direto para os 4,35 m. Foi nesta altura que errou seu primeiro salto, mas conseguiu passar o sarrafo no segundo.

Novamente, Juliana Campos decidiu não pular a altura seguinte, 4,40 m, enquanto a cubana Aslin Quiala, a americana Bridget Williams e a venezuelana Robeilys Peinado optaram por ultrapassar o sarrafo. A esta altura, apenas as quatro competidoras seguiam na busca pela medalha.

Mas Juliana Campos não conseguiu passar em nenhuma das três tentativas dos 4,45 m. Assim, terminou em quarto lugar porque não pulou os 4,35 m. A cubana Aslin Quiala também não passou dos 4,45 m, mas, como tinha pulado 4,40 m, 5 cm a mais do que a brasileira, ficou com a medalha de bronze.

Em sua última tentativa, Juliana Campos chegou a assustar o público presente no Estádio Nacional porque ela acabou caindo fora do colchão. Mas logo em seguida, ela tranquilizou ao todos ao se levantar e sair caminhando.

No final, Bridget Williams, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de ouro ao saltar 4,60 m. A venezuelana Robeilys Peinado ficou com a prata com 4,55 m.

Salto triplo feminino

Gabriele Santos ficou em quarto lugar no salto triplo feminino. Ela obteve a marca de 13,65 m na melhor de suas seis tentativas. Já Núbia Soares fez o melhor salto dela na temporada, mas ficou apenas sem sexto com 12,78 m. A prova foi dominada por Cuba, que teve Leyanis Pérez com a medalha de ouro com 14,75 m e Liadagmis Povea com a prata com 14,41 m. The Lafonda, da Dominica, completou o pódio com 14,25 m.

Arremesso de peso feminino

Ana Carolina da Silva foi a melhor brasileira no arremesso de peso feminino. Com 16,70 m como melhor marca depois de seis tentativas, ela terminou em quinto lugar. Já Lívia Avancini ficou em oitavo lugar com 16,54 m. A medalha de ouro foi conquistada pela canadense Sarah Dawn, com 19,19 m. A dominicana Rosa Ramirez terminou em segundo lugar com 17,99 e a americana Adelaide Aquilla foi a terceira com 17,73 m.

1500 m masculino

Nos 1500 m masculino, Thiago André e Guilherme Kurtz começaram forçando o ritmo e passaram a primeira volta nas duas primeiras colocações. Na segunda passagem, os dois se mantiveram a frente, apenas invertendo as posições, mas seguidos de perto pelo canadense Charles Philibert-Thibout.

Na terceira volta, Guilherme Kurtz começou a ficar para trás, mas Thiago André se sustentava na frente. Mas nos 400 m finais foi difícil sustentar o ritmo. No sprint decisivo, o brasileiro perdeu a liderança na última curva e, nos 100 metros finais, foi ultrapassado por mais quatro. No fim, terminou em sexto lugar. A vitória foi do canadense Charles Philibert-Thibout com direito a dobradinha com Robert Heppenstall, que ficou com a prata. O americano Casey Comber completou o pódio.

Heptatlo

O segundo dia de provas do heptatlo aconteceu nesta quinta-feira e as brasileiras ficaram longe da briga por medalhas. O melhor desempenho foi de Raiane Vasconcelos, que ficou em sétimo com 5184 pontos, enquanto Tamara de Souza foi a oitava com 4955. A medalha de ouro foi conquistada pela americana Erin Marsh com 5882 pontos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo