Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros medalham no 1° dia de Pan de atletismo sub-20

Taniele da Silva, Vanessa dos Santos, Aurélio Leite e a equipe mista de revezamento se destacaram neste 1° dia de Pan-Americano sub-20.

Taniele conquistou o bronze e foi destaque no primeiro dia de pan-americano de atletismo sub-20 (Foto: Divulgação/CBAt)
(Foto: Divulgação/CBAt)

É do Brasil! Ocorreu nesta sexta-feira (4), o primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20. O torneio está sendo realizado em Mayagüez, Porto Rico e conta com 20 atletas no total, sendo 11 homens e 9 mulheres. O destaque do dia entre os brasileiros ficou com Vanessa dos Santos, que conquistou a prata no salto em distância. Além disso, Aurélio Leite também obteve a prata no salto com vara, assim como a equipe mista de revezamento 1600m. Por fim, Taniele da Silva atingiu o bronze no arremesso de peso.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Arremesso de peso

A brasileira Taniele Rodrigues Jesus da Silva conquistou a primeira medalha do Brasil no torneio ao alcançar a marca de 14,16m no arremesso de peso. Ela ficou atrás apenas de duas atletas dos Estados Unidos, Mensi Stiff (16,70m) e Wisdom Williams (15,14 m). Paulista e residente de Pomerode, em Santa Catarina, Taniele é treinada por Odair Luiz dos Santos e nacionalmente compete pela Associação Pomerodense de Atletismo.

Salto em distância

Em sua segunda prova do dia, Vanessa Sena dos Santos conquistou a medalha de prata para o Brasil no salto em distância feminino. A paulista saltou para 6.17m, sendo superada apenas pela americana Avery Lewis, que aterrisou cinco centímetros mais longe. Completando o pódio, a também americana Morgan Davis conquistou o bronze ao marcar 5.99m. Além disso, Vanessa Santos também competiu nos 100m rasos. Nesta prova, a atleta ficou na quinta posição após correr para 12.04 segundos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Salto com Vara

Aurélio Leite representou bem o brasil no salto com vara e ficou em segundo lugar, conquistando a medalha de prata. Na prova, a altura máxima que o atleta conseguiu pular foi 4.90m. Nesse caso, a marca foi apenas 10 centímetros abaixo do medalhista de ouro da prova, Jack Mann dos Estados Unidos. Já o terceiro lugar ficou para Brenden Vanderpool, das Bahamas, que passou por cima da barra de 4.75m.

Revezamento misto

Ainda pela manhã, o Brasil conquistou mais uma medalha no Pan-Americano de atletismo. A equipe composta por Vinicius Galeno e Julia Ribeiro, de 18 anos e Camille de Oliveira e Elias dos Santos, de 19, completaram a prova de revezamento (1600m) em apenas 3 minutos e 24.23 segundos. O resultado se estabeleceu como o segundo tempo mais rápido entre os competidores. Por isso, a equipe brasileira conquistou a medalha de prata. Enquanto os Estados Unidos ocupou o topo do pódio com um tempo de 3 minutos e 18.07 segundos, a Jamaica cruzou a linha com 3 minutos 25.03 segundos, logo após o Brasil.

100m rasos

Antes de competir no salto em distância, a brasileira Vanessa dos Santos fez sua primeira prova do dia na qualificatória dos 100m rasos. Nela, a atleta ficou na quinta posição após correr para 12.04 segundos, se classificando entre as oito melhores para a final. Já na decisão, apesar do tempo mais enxuto de 11.84s, Vanessa se manteve na quinta posição e nao conseguiu garantir uma medalha.

Na categoria masculina, o paranaense de 19 anos, Renan Gallina competiu logo cedo nas classificatórias dos 100m rasos. Nesta prova, o atleta cruzou a linha de chagada em 10.81s. No entanto, o resultado nao foi suficiente para avançar à final.

400m com barreiras

Por fim, os 400m com barreiras contou com a presença de Amanda Miranda e Camille Oliveira no Pan-Americano de atletismo sub-20. Passando perto do pódio, Amanda marcou o tempo de 1 minuto e 0.27 segundos, o suficiente para ocupar o quarto lugar na classificação. No entanto, caso tivesse avançado pouco mais de dois segundos a brasileira de 17 anos alcançaria Allyria McBride, estadunidense medalhista de bronze da prova. Já a outra brasileira, Camille Oliveira, foi desqualificada e nao pode confirmar seu tempo.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Atletismo