Siga o OTD

Atletismo

Paulo André e Lorraine vencem os 100m no Troféu Brasil

Paulo André Camilo e Lorraine Martins vencem as finais dos 100m rasos no Troféu Brasil de atletismo em Cuiabá

Paulo André comemora seu sexto título no Troféu Brasil de Atletismo
Paulo André comemora seu sexto título de Troféu Brasil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Estão definidos os atletas mais rápidos do território nacional em 2023. Nesta quinta-feira (6), foram realizadas as finais dos 100m rasos no Troféu Brasil de atletismo em Cuiabá. Paulo André Camilo levou o título entre os homens, com um tempo de 10s15. Já no feminino, Lorraine Martins fez o seu melhor tempo da vida para terminar em primeiro lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Havia uma grande expectativa para a final, após uma semifinal onde o vento impulsionou os principais nomes da prova para marcar fortíssimas. Mas na decisão, o vento deu uma trégua. Paulo André Camilo – que havia feito 9s99 com vento acima do permitido na semifinal – largou bem na prova e arrancou para vencer com um tempo de 10s15. Rodrigo Nascimento ficou em segundo lugar, com 10s17, com Felipe Bardi completando o pódio com 10s20.
+ Hugo Calderano estreia com vitória na Eslovênia
+ Bia Haddad Maia vence de virada e vai à terceira rodada em Wimbledon
+ Marcelo Melo vence na chave de duplas de Wimbledon
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após a prova de altíssimo nível, Paulo André celebrou por alcançar uma das suas metas no seu retorno (o título do Troféu Brasil) e incentivou os seus adversários dessa quinta, para a busca de uma medalha olímpica no revezamento 4x100m masculino. “Rapaziada, a nossa briga não é entre a gente. É lá fora contra os norte-americanos e os jamaicanos. Eu sei que a rivalidade é importante, mas nossa luta é para ganhar lá fora. Apoiem esse revezamento que vai trazer uma medalha olímpica para o Brasil”, disse PA após a prova.

Lorraine vence no feminino

Lorraine Martins correndo no Troféu Brasil de atletismo
Lorraine Martins fez sua melhor marca pessoal (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Na final feminina, Lorraine Martins confirmou a boa fase para levar a medalha de ouro. Ela terminou a prova em primeiro lugar com um tempo de 11s16, sua melhor marca da carreira. A disputa pela medalha de prata foi acirrada, decidida apenas por um centésimo. Vitória Rosa fez um tempo de 11s24, enquanto Ana Carolina Azevedo concluiu a prova em 11s25 para ficar com o bronze.

Já no final da noite, foram realizadas as finais dos 5000m. No feminino, vitória de Simone Ponte Ferraz, com um tempo de 16min10s39. Jenifer do Nascimento (16min26s70) e Maria Lucineida da Silva (16min30s56) completaram o pódio. Entre os homens, a medalha de ouro foi para Altobelli da Silva, com 14min04s76. Wendell Jeronimo Souza (14min08s69) e Jonathas de Oliveira (14min10s96) ficaram em segundo e em terceiro lugar respectivamente.

Provas de campo

O primeiro dia da competição teve três finais em provas de campo. No lançamento de martelo feminino, Mariana Marcelino conquistou seu oitavo título brasileiro ao lançar o implemento para 62,02m. As outras duas atletas do pódio fizeram suas melhores marcas pessoais: 60,90m para Mveh Viviane Gracielle e 59,82m para Tânia Milena da Silva.

No salto com vara feminino, Juliana de Campos terminou em primeiro lugar com 4,36m. Ela também tentou saltar para 4,46m (que seria sua melhor marca de temporada), mas queimou suas três tentativas. Isabel de Quadros ficou em segundo lugar, com 4,15m, enquanto Beatriz Chagas foi a terceira colocada com 4,05m.

Por fim, no lançamento de disco masculino, a medalha de ouro ficou com Wellinton Fernandes, com 59,69m. Alan Christian de Falchi terminou em segundo lugar, com 58,21m, e Douglas Junior dos Reis levou o bronze, com 55,95m.

Marcha atlética

Caio Bonfim marcha no Troféu Brasil de atletismo
Caio Bonfim melhorou o seu recorde da competição (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Já na parte da manhã desta quinta-feira, foram realizadas as provas de 20km da marcha atlética. Caio Bonfim levou a medalha de ouro no masculino com novo recorde do Troféu Brasil. O medalhista de bronze do Mundial de 2017 completou a prova em 1h20min55s. Completaram o pódio, Matheus de Liz Correa, com 1h24min15s, e Max Batista dos Santos, com 1h24min26s.

No feminino, Gabriela Muniz foi a campeã com um tempo de 1h33min21s. Ela melhorou em 16 segundos o recorde da competição que pertencia a Erica Sena. Gabrielly Cristina dos Santos levou a medalha de prata, com 1h43min44s, enquanto Mayara Vicentainer ficou com o bronze, com 1h44min42s.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo