Siga o OTD

Atletismo

Troféu Brasil completa 78 anos de muita história

Conheça mais sobre a história da maior competição interclubes de atletismo da América Latina

Adhemar Ferreira da Silva fez parte da história do Troféu Brasil de Atletismo
(Foto: Arquivo/CBAt)

Em 2023, o Troféu Brasil de Atletismo completa 78 anos de uma história muito especial. A competição, considerada o mais importante evento da modalidade entre equipes da América Latina, neste ano acontecerá entre 6 e 9 de julho, na pista da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT).

O Troféu Brasil começou a ser disputado em 1945, em São Paulo, no lugar da Taça Adhemar de Barros, que aconteceu entre os anos de 1940 e 1942. Pelo regulamento inicial, o campeão seria definido pelo clube que obtivesse o maior número de vitórias em dez disputas. Na primeira edição, encerrada em 1951, o São Paulo FC foi o vencedor, com seis vitórias.

A vitória do São Paulo no Troféu Brasil, que tinha sua sede no Canindé, não foi uma surpresa. Isto porque o alemão Dietrich Gerner comandava a equipe, que possuía a estrela Adhemar Ferreira da Silva, que posteriormente viria a ser bicampeão olímpico, em seu plantel. Além disso, a equipe contava com José Bento de Assis Júnior, considerado um dos melhores velocistas do mundo na época, e Wanda dos Santos, que levou 54 medalhas na competição.

Wanda dos Santos (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

No início, o atletismo se associava a clubes populares de futebol. Além do São Paulo, compunham equipes na modalidade, Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Também era forte a presença de clubes poliesportivos, como Pinheiros, Espéria, Tietê e Paulistano. A Universidade Gama Filho (RJ) dominou o Troféu Brasil entre 1970 e 1970, enquanto entre 1980 e 1990, houve uma disputa entre Sesi, Ultracred, Pão de Açúcar e Eletropaulo.

Grandes nomes

O regulamento do Troféu Brasil sofreu algumas alterações durante a sua história, mas a competição se consolidou como a principal do calendário do atletismo nacional. Grandes astros do esporte nacional participaram da competição, como os campeões olímpicos Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz, além de Adhemar Ferreira da Silva. Da geração atual, destaque para os campeões mundiais Darlan Romani, do arremesso de peso, e Alison dos Santos, dos 400m com barreiras.

Alison dos Santos Mundial de Atletismo
Atualmente, Alison dos Santos é um dos destaques do atletismo brasileiro (Foto: Carol Coelho/CBAt)

A paulistana Wanda dos Santos é referência para o atletismo brasileiro. Ela é recordista de medalhas de ouro no Troféu Brasil, com 54 no total, ao longo de 20 anos de carreira. Foram 27 nos 80m com barreiras, 12 no salto em distância, sete no revezamento 4x100m e duas no salto em altura. A paulistana representou o Brasil em cinco edições dos Jogos Pan-Americanos, ganhando quatro medalhas, e em duas Olimpíadas, em Helsinque-1952 e em Roma-1960.

O Troféu Brasil Interclubes de Atletismo de 2023 acontecerá pela primeira vez no Mato Grosso e no Centro-Oeste do País. São Paulo sediou a competição em 62 vezes, enquanto o Rio de Janeiro, em 35. Paraná, Amazonas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais também já foram sedes.

*De Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo