Siga o OTD

Atletismo

Por lesão, Daniel do Nascimento não irá ao Mundial

Principal maratonista brasileiro da atualidade, Danielzinho não disputará o Mundial de Budapeste, em agosto

Daniel do Nascimento Danielzinho atletismo maratona Mundial de Atletismo Oregon Eugene
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

Principal corredor de maratona do Brasil na atualidade, Daniel do Nascimento não estará presente no Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em agosto, em Budapeste, na Hungria. A informação foi inicialmente publicada por Demétrio Vecchioli, do Olhar Olímpico, e confirmada pelo Olimpíada Todo Dia. Danielzinho sofreu uma torção no tornozelo durante a disputa da Maratona do Rio, no último final de semana e, em recuperação, se ausentará da competição.

“Não estou na minha performance boa para representar o Brasil no Campeonato Mundial. Tive uma leve torção no tornozelo que irá me deixar fora do Mundial e talvez das demais competições do segundo semestre”, disse Danielzinho ao Olimpíada Todo Dia.

O atleta treina no Quênia e veio para o Brasil para disputar a Maratona do Rio no último final de semana. Ele sentiu um desconforto ainda no sexto quilômetro de prova e acabou desistindo. Agora, Daniel está se recuperando da lesão no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), localizado também no Rio de Janeiro.

Foco em Majors?

Aos 24 anos, Daniel é recordista sul-americano da maratona e dono do melhor tempo da histórica de um atleta nascido fora da África, mas ainda busca um grande resultado em competições internacionais. Ele disputou a Olimpíada de Tóquio-2020 e chegou a liderar, assim como na Maratona de Nova York, no ano passado, mas acabou desistindo antes do fim nas duas vezes.

Danielzinho chegou a ser anunciado na elite da tradicional Maratona de Boston neste ano, mas não competiu. Ele fez índice para o Mundial de Budapeste durante a Maratona de Hamburgo, em abril deste ano. Na ocasião, ele ficou em quarto lugar na prova e marcou 2h07min06s, tempo que também é índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Confederação Brasileira de Atletismo chegou a convocá-lo para o Mundial no último dia 31, ao lado de José Márcio Leão e Paulo Roberto Paula. Entretanto, Danielzinho já não aparece mais listado no site de Budapeste-2023. Johnatas Oliveira, que é o 505º colocado do ranking mundial, tem vaga e deve ser seu substituto.

Ausente do Mundial, o atleta pode se preparar para competir em uma Major no segundo semestre. A primeira delas é em Berlim, em 24 de setembro.

*Matéria atualizada às 13h45

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo