Siga o OTD

Atletismo

Pedro Henrique Rodrigues bate recorde brasileiro do dardo

Durante o GP Brasil de Atletismo, Pedro Henrique lançou para 83,89m e quebrou um recorde que durava quase oito anos

Pedro Henrique Rodrigues recorde brasileiro lançamento do dardo durante GP Brasil de Atletismo pan ouro prata bronze
Pedro Henrique faz o lançamento do dardo com o braço direito (Wagner Carmo/CBAt)

Pedro Henrique Rodrigues venceu o lançamento do dardo no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, quebrando um recorde brasileiro que durava quase oito anos com a marca de 83,89m. O GP Brasil de Atletismo faz parte do Continental Tour (série bronze) da World Athletics. As provas aconteceram no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O recorde anterior pertencia a Júlio César de Miranda, com 83,67 m feito em 2015. 

“Foi um trabalho muito grande, eu esperava a marca, ela não saiu na competição passada, o Torneio Internacional, no domingo, mas saiu hoje. Esta foi a minha primeira semana de competições, com os dois GPs”, disse Pedro Henrique. O norte-americano Donavan Banks ficou em segundo lugar (77,27 m) e o brasileiro Clewerton Ruan de Souza Siqueira em terceiro (68,34 m). 

Pedro Henrique Rodrigues
Pedro Henrique Rodrigues posa para foto em frente ao marcador eletrônico com o seu nome e dados do lançamento (Wagner Carmo/CBAt)

Pedro Henrique, de 22 anos, disse que agora vai focar no índice para o Mundial de Atletismo em Budapeste, na Hungria. A marca mínima fixada pela World Athletics como índice para o dardo é 85,20m. “É uma marca forte, mas a minha meta era bater o recorde. Agora o foco está no índice”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dudu dá show nos 800m

Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, também se destacou durante o GP Brasil de Atletismo. Pela terceira vez neste ano, ele correu os 800m na casa dos 1min45. Com isso, ganhou a prova nesta quarta-feira marcando 1min45s80. O resultado veio logo depois do Mineiro fazer 1min45s10 no último domingo (7), durante o Torneio Internacional de Bragança. Além disso, a marca também é semelhante com a alcançada em março na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo (1min45s32).

Eduardo Ribeiro Moreira, Dudu Moreira 800m G Brasil de Atletismo
Dudu volta a correr na casa do 1min45 (Wagner Carmo/CBAt)

“Estou feliz por liderar o Ranking, ainda mais porque já teve Liga Diamante e o pessoal correu para 1h46min. Eu corri três provas este ano e as três na casa do 1min45s. Isso mostra que estou no caminho certo, que posso brigar com os melhores do mundo”, comentou Dudu. “Tenho condições de correr com os caras lá fora, onde a prova é forte e com gente da frente, puxando forte. Posso melhorar os meus tempos na Europa”, finalizou.

Destaques da manhã

Lorraine Martins foi o destaque na manhã desta quarta-feira no GP Brasil de Atletismo. A carioca venceu os 200m com o tempo de 23s14 (-0.5). Com isso, Lorraine repete a dose, pois conquistou o ouro da mesma prova semana passada durante o Torneio Internacional – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva.

“Estou feliz com a vitória e isso me motiva mais para buscar o índice para o Campeonato Mundial de Budapeste”, disse a velocista de 23 anos, referindo-se à competição que será disputada de 19 a 27 de agosto. A marca exigida é de 22s60.

Lorraine Martins comemora título nos 200m no GP do Brasil de Atletismo
Lorraine Martins (Wagner Carmo/CBAt)

Enquanto isso, na prova masculina, o paulista Lucas da Silva Carvalho foi o vencedor, com 20.75 (-0.8). “Gostei de vencer, claro, e somar pontos no ranking. A marca foi razoável, mas não me considero um atleta dos 200 m. Gosto dos 400 m, prova que me levou a várias competições importantes internacionais”, lembrou. 

Nas outras finais da manhã, os títulos ficaram com Valdileia Martins, no salto em altura, com 1,78 m. Gabriele Sousa dos Santos, no salto triplo, com 13,67 m (0.6). Os colombianos Flor Denis Ruiz, no dardo com 60,82 m, e  Arnovis Dalmero, no salto em distância, com 8,08 m (-0.2). 

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo