Siga o OTD

Atletismo

Brasil tem ano especial nos torneios internacionais

Com quatro medalhas e melhores campanhas da história em mundiais, atletismo brasileiro comemora o ano de 2022.

Brasil tem ano especial nos torneios internacionais de atletismo
Letícia e Alison, os melhores do ano (Foto: Carol Coelho/CBAt)

O atletismo brasileiro tem muito o que comemorar na temporada 2022. Afinal, foi um ano de muitas conquistas dentro e fora das pistas. Assim como o Troféu de Melhor Federação do Mundo, dado pela World Athletics à CBAt. Além disso, na área técnica, o Brasil brilhou com medalhas muito relevantes.

+Paris-1924: a Olimpíada das primeiras estrelas do esporte

O Brasil fez a melhor campanha de sua história no Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos com 10 atletas entre os top 8. Além disso, o ouro com Alison dos Santos, nos 400 m com barreiras, e o bronze de Letícia Oro Melo, no salto em distância. Com os 46s29 alcançados em Eugene, Alison bateu o recorde sul-americano. Ainda terminou na liderança do Ranking Mundial da WA e obteve a terceira melhor marca de todos os tempos.

Alison dos Santos pose de 'bad boys' com os norte-americanos Rai Benjamim, medalha de prata (46.89), e Trevor Bassitt, de bronze (47.39).
Alison dos Santos pose de ‘bad boys’ com os norte-americanos no pódio do Mundial do Oregon (Foto: Carol Leite/CBAt)

Do Mundial Indoor de Belgrado, vieram medalhas de ouro com Darlan Romani no arremesso do peso e prata com Thiago Braz no salto com vara. Ademais, no Mundial Sub-20, o Brasil conquistou uma medalha de bronze, com Gabriel Boza, no salto em distância, teve dois atletas no Top 10 – Stefany Navarro da Silva (9ª no heptatlo) e Otávio Vicente (9º na marcha atlética 10.000 m) e quatro nas semifinais. A competição foi disputada em agosto na cidade colombiana de Cáli.

Hegemonia no atletismo Sul-americano

O Brasil ganhou todos os Campeonatos Sul-Americanos de Atletismo que disputou, mantendo a hegemonia no continente em todas as categorias. Além disso, registrou conquistas inéditas de campeão por equipe do Sul-Americano de Marcha Atlética, em Lima, no Peru, e do Pan-Americano de Cross Country, realizado em Serra, no Espírito Santo.

Letícia Oro Melo desembarca no Brasil projetando superar os 7 metros
Leticia Oro Melo com medalha de bronze do salto em distância (Foto: Carol Coelho-CBAt)

Para os campeonatos internacionais, a CBAt enviou 783 integrantes entre atletas, treinadores e integrantes de equipes multidisciplinares. Sendo assim, as maiores delegações da história. O Brasil conquistou 242 medalhas (83 de ouro, 78 de prata e 81 de bronze).

Investimento e preparação

Os atletas brilharam nos estádios, apoiados por ações fora deles. Com o apoio dos patrocinadores e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Programa de Preparação Olímpica (PPO), a Confederação ofereceu preparação e infraestrutura para as seleções. Além disso, a CBAt realizou campings de treinamento visando as principais competições do ano. Mídia training para atletas e treinadores, e adotou políticas de igualdade de gêneros nas seleções com a convocação de treinadoras-chefe e mulheres nas comissões.

Foi um ano bem proveitoso e satisfatório para o Diretor Técnico da CBAt, Jorge Bichara. “O País conseguiu se apresentar bem no Mundial. Foi um ano positivo que cria boas expectativas para a continuidade do ciclo olímpico. Os Mundiais são importantes estágios de avaliação para as Olimpíadas. No Indoor também foram duas medalhas, e também tivemos a conquista da final da Liga Diamante e quatro atletas disputando as finais do circuito da World Athletics, em Zurique. O destaque foi, claro, o Alison, por suas conquistas e resultados”, comentou.

Thiago Braz conquista medalha no salto com vara do Mundial Indoor de atletismo
Thiago Braz conquista medalha no salto com vara do Mundial Indoor de atletismo (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Em 2023, o Brasil tem tudo para ser ainda mais forte no Mundial de Atletismo de Budapeste e numa campanha alongada pelo Pan-Americano de Santiago. “O foco é ter mais atletas com real chance de estar numa final do Mundial, aumentar o número de semifinalistas e finalistas, o nosso potencial para ganhar medalhas”, disse Bichara, lembrando que a temporada será mais longa em relação a 2022 e os treinadores precisarão ter habilidade para pensar nessa extensão e ainda em dar folga para não comprometer o ano olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Atletismo