Siga o OTD

Atletismo

Vinícius Galeno é atração no Sul-Americano sub-18

Vinicius Galeno e Ângelo Miguel, campeões brasileiros sub-18, estão entre os destaques do Sul-Americano da categoria

Vinicius Galeno Sul-Americano sub-18 de atletismo
Vinicius Galeno no Mundial de Cali-2021 (Foto: Monica RF)

Vinícius Galeno (CASO-DF) e Ângelo Miguel Thomaz Conceição (Benônio Gouvêa-ES) são duas das atrações da seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, de sexta-feira (9) a domingo (11), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

+ Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de boxe acontece no Paraná

Vinícius, de 17 anos, já um “veterano” em competições, tendo disputado os Campeonatos Mundiais Sub-20 de Nairóbi-2021 e de Cali-2022. Ele tem nno currículo conquistas importantes como o ouro nos 400m no Sul-Americano de Encarnación (PAR), nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário (ARG) e na Gimnasíade da Normandia (FRA), por exemplo.

O atleta que mora em Planaltina e treina em Sobradinho, no Distrito Federal, está animado para buscar o bicampeonato da competição em São Paulo. “Estou bem preparado e, como sempre, vou dar 100%”, disse o brasiliense, líder do Ranking Sul-Americano dos 400m no sub-18 e no sub-20, com 46.68, recorde pessoal.

Dos Jogos da Juventude para o Sul-Americano

Campeão dos Jogos da Juventude, realizados há uma semana em Aracaju (SE), a competição de São Paulo está longe de ser a última do ano. Ele disputará o Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, de 16 a 18 de setembro, em Cuiabá (MT), e pretende representar o Brasil também no Sul-Americano da categoria, de 29 de setembro a 1 de outubro, em Cascavel (PR).

Vinícius Galeno Sul-Americano sub-18 de atletismo
Vinícius Galeno foi campeão brasileiro sub-18 (Foto: Moisés do Nascimento)

“Ainda tenho uma competição fora do Brasil, agendada para o dia 15 de outubro, mas é segredo porque dependo de confirmações”, comentou o corredor. “Corre nas minhas veias a vontade de ser campeão. Eu quero bater o recorde mundial. E também quero correr abaixo dos 43 segundos um dia, um feito que não foi alcançado no Brasil.”

Vinícius começou no atletismo numa brincadeira. Ele participou da Corrida de Reis na categoria mirim, em 2017, quando tinha 12 anos. “Entrei na prova com amigos e ganhei o maior prêmio, que era uma bicicleta. No ano seguinte, fui indicado para treinar para valer”, lembrou o campeão, que enfrenta 20 km de ônibus para treinar de segunda-feira a sábado em Sobradinho.

Velocista sem clima ruim

Já Ângelo Miguel Conceição é o atual campeão brasileiro sub-18 dos 100m, título conquistado em agosto em Bragança Paulista (SP) com chuva, vento e muito frio. Ele fez a marca de 11.18 (-3.0), mas tem 10.80 (1.9) como recorde pessoal, obtido também em agosto na disputa do Desafio de Velocidade, em Vitória (ES).

Ângelo Miguel Sul-Americano sub-18 de atletismo
Ângelo Miguel (Foto: Moisés do Nascimento)

Nos Jogos da Juventude de Aracaju venceu os 100m (11.19) e os 200m (22.39), também com forte vento contra. Ele chegou nesta quarta-feira (7) a São Paulo, depois de viajar da capital sergipana para Vitória, aguardar sete horas, e depois seguir para o Aeroporto de Guarulhos. “Estou bem cansado, mas nada que me atrapalhe. Vou competir só na tarde de sexta-feira”, disse Ângelo Miguel, referindo-se a disputa das semifinais dos 100 m. “Estou confiante e espero que dê tudo certo no Sul-Americano.”

Também com 17 anos, o capixaba mora na Vila de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, quase divisa com a Bahia. “É uma vila de pescadores. Tem umas dunas maravilhosas lá. É onde treino. Da minha casa para Conceição da Barra, por exemplo, são 20 km de distância. Não tem pista disponível, então treino na terra, no asfalto e em trilhas das dunas”, contou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ângelo foi descoberto nas aulas de educação física. “O professor Gabriel Gagliardi me viu jogar futebol, e achou que eu tinha potencial para o atletismo. Isso foi em 2017. Comecei nos 250m por causa dessa velocidade”, lembrou o atleta, que ainda hoje treina com Gagliardi.

Mais em Atletismo