Siga o OTD

Atletismo

Stefany Navarro entra no top-10 do heptatlo no Mundial sub-20

Stefany Navarro se destaca no salto em distância e no lançamento do dardo e ganha oito posições no heptatlo do Mundial sub-20

Stefany Navarro Mundial sub-20 de atletismo
Stefany Navarro nos 100m com barreiras (Foto: Monica RF/CBAt)

Em mais um sessão matutina no Mundial Sub-20 de atletismo, em Cali, na Colômbia, duas brasileiras se destacaram nesta quinta-feira (04). Giovana Corradi avançou para a semifinal dos 100m com barreiras, marcando 13s90, enquanto Stefany Beatriz Navarro entrou no top-10 do heptatlo após boas marcas no salto em distância e no lançamento do dardo. Outros três brasileiros entraram em ação e não passaram das eliminatórias.

+ Josiane Batista leva ouro na Copa do Mundo de bocha em Veldhoven

Giovana Corradi se classificou para a semifinal dos 100m com barreiras ao ficar em terceiro lugar em sua bateria eliminatória, com 13s90. Ela teve o 24º melhor tempo – o último – entre todas as classificadas. Sua compatriota Lays Cristina Silva foi a sexta colocada em sua bateria eliminatória, com 14s04, e não avançou. A líder da qualificatória foi a jamaicana Alexis James, que bateu o recorde pessoal com 13s04. A semifinal da prova ocorrerá na sexta-feira (05), às 17h05.

Heptatlo

Já no heptatlo, Stefany Navarro começou o dia fazendo seu recorde pessoal no salto em distância. Com 5,94m, ela superou em 21cm sua antiga melhor marca (5,73m) e ficou em primeiro lugar no grupo B do heptatlo. Ela somou 831 pontos e teve a oitava melhor marca geral entre todas as participantes da disputa. O resultado fez com que subisse para a 14ª colocação na classificação geral, somando 3.911 pontos.

A brasileira subiu ainda mais após seu desempenho no lançamento do dardo, sua melhor prova no heptatlo. Ela anotou 48,06m (ainda ficou a três metros de seu recorde pessoal) e fez a melhor marca entre todas as 20 atletas participantes da prova. Stefany somou 823 pontos e ganhou mais quatro posições, atingindo o décimo lugar, com 4.734 pontos acumulados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Resta apenas uma prova para a definição do heptatlo – disputa combinada do atletismo feminino, que reúne sete provas -, os 800m rasos. A corrida será realizada na tarde desta quinta-feira (04), às 17h55. Stefany Navarro está a 52 pontos da sétima colocada, a belga Sennah Vanhoeijen, e a 390 do terceiro lugar, pertencente à alemã Serina Riedel. A finlandesa Saga Vanninen lidera com 5.377 pontos.

Eliminações

Janio Marcos Gonçalves foi o sexto colocado em sua bateria eliminatória nos 800m rasos, com 1min52s98, pouco mais de dois segundos acima do recorde pessoal. Já Elias Oliveira ficou em sétimo lugar em sua bateria, com 1min52s34, também acima de sua melhor marca pessoal. Os dois atletas foram eliminados, já que apenas os três primeiros colocados avançaram à semifinal do Mundial.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo