Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Raissa Machado compete no CT em preparação para o Marrocos

Recordista mundial e medalhista de prata dos Jogos de Tóquio é um dos destaques do Desafio CPB/CBAt, que será realizado no sábado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Raissa Machado atletismo paralímpico lançamento de dardo Desafio CPB/CBAt
(Marcello Zambrana/CPB)

A brasileira Raissa Machado, a atual recordista mundial e medalhista paralímpica no lançamento de dardo, pretende usar o Desafio CPB/CBAt de atletismo como preparação para o Circuito Mundial para amputados e cadeirantes em Marrakech, no Marrocos. A 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt reunirá no sábado (21) atletas paralímpicos e olímpicos em disputas de campo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Sempre penso em ficar entre as três melhores do mundo. Também estou focada na competição em Marrakech, que vai ser a principal do ano após a suspensão do Mundial de Kobe [no Japão]. Dou o meu melhor em todos os compromissos para chegar bem aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Sei que preciso passar por todas as etapas, como atingir índices, e tentar superar o meu próprio recorde até lá. É muito gostoso estar sempre evoluindo”, disse a Raissa Machado, que completou 26 anos nesta terça-feira (17). A competição em Marrakech está marcada para setembro.

Sobre estar em um torneio com atletas sem deficiências, a baiana salientou que esta será mais uma oportunidade de os paralímpicos mostrarem que estão em alto nível. “Treinamos e competimos em alto rendimento, assim como os olímpicos. Quando estamos lado a lado, creio que é mais fácil para as pessoas perceberem isso”, avaliou a medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na classe F56.

Recorde mundial

O recorde mundial, de 24m80, ela estabeleceu na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, também no CT, em março. Raissa Machado superou a marca anterior de 24m50, atingida pela iraniana Hashemiyeh Moavi justamente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, competição em que conquistou a medalha de ouro e ficou à frente de Raissa.

+ Seleção brasileira de rúgbi em CR treina visando Mundial

Sete datas

O Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de desenvolver a modalidade entre atletas com e sem deficiência. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será dividido em sete etapas neste ano. Além de ter recebido a primeira, em março, e sediar a segunda agora, o CT Paralímpico será o local das provas em dezembro e em outro mês a definir. As outras etapas ocorrerão em Fortaleza (setembro), Brasília (outubro) e Porto Alegre (novembro).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia