Siga o OTD

Atletismo

Vinícius Galeno confirma favoritismo no e barreiristas ganham ouro no Brasileiro Sub-18

Após ser campeão nacional e sul-americano e de representar o Brasil no Mundial de Nairóbi, Galeno venco os 400 m no Brasileiro Sub-18

Vinícius Galeno é campeão dos 400m no Brasileiro Sub-18 de atletismo
(Carol Coelho/CBAt)

O brasiliense Vinícius Moura Galeno confirmou o seu favoritismo na final dos 400 m do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, que teve a sua terceira etapa disputada na manhã deste sábado (28), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Nem a chuva forte, que caiu em boa parte da etapa, atrapalhou o desempenho de Vinícius, de 16 anos, que ganhou a medalha de ouro, com 48.61.

Campeão brasileiro e sul-americano Sub-20 e integrante da equipe que representou o Brasil no Mundial de Nairóbi da categoria, no Quênia, Vinícius Galeno comemorou bastante o resultado. “Foi bom, ótimo, excelente. Melhorei o resultado das semifinais. Senti um pouco o cansaço da viagem de volta ao Brasil e não deu para superar meu recorde pessoal, de 47.34″.

+Cícero Nobre é bronze em prova super disputada do atletismo

Além disso, Vinícius Galeno garantiu participação também no Campeonato Sul-Americano Sub-18, marcado para o dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai. Elias Oliveira dos Santos ficou com a medalha de prata, com 49.33, seguido de Samuel Vinícius dos Santos com 49.68.

Mais conquistas

Quem também assegurou participação no Sul-Americano também foi Letícia Quingostas de Oliveira, campeã dos 400 m, com 55.35 no Brasileiro Sub-18 de atletismo. Ela melhorou seu recorde pessoal e manteve a liderança do ranking nacional da categoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Apesar da chuva e da dificuldade em manter o aquecimento, gostei muito de meu resultado”. Júlia Aparecida Rocha Ribeiro (IPEC-PR) ficou em segundo lugar, com 56.76 , seguida de Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP), com 57.17.

Nas duas finais dos 2.000 m com obstáculos, a brasiliense Amanda de Souza Silva (CASO-DF) e o paulista Bruno Diego Oliveira do Prado comemoraram o fato de assumirem o segundo lugar no Ranking Brasileiro e consequentemente a qualificação para o Sul-Americano de Encarnación.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Amanda completou aliviada a prova em 7:48.11. “Levei um pisão no meu pé direito na disputa dos 1.500 m, na sexta-feira, e fiquei com muito medo de não competir. Meu sonho era vencer o Brasileiro e agora posso ir ao Sul-Americano”, disse animada, ao abraçar chorando a treinadora Gianetti Bonfim. Bianca Cristine Davi de Souza (IPEC-PR) conquistou a medalha de prata, com 7:51.60, e o bronze ficou com Marcella Cocenza Marinelli (Orcampi-SP), com 7:56.59.

Parte da tarde

O fluminense Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP) e a catarinense Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC) tiveram seus esforços reconhecidos na tarde deste sábado (28/7) ao vencer os 110 m e os 100 m com barreiras do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

Os dois atletas estavam qualificados para o Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, que se encerrou no domingo (22), no Karasani Stadium. Pelos critérios da competição, porém, cada país poderia ter apenas dois representantes por prova e o Brasil tinha outros atletas com melhores marcas e por isso ficaram fora da delegação brasileira e do Mundial.

“Fiquei muito triste no início, mas, como sou novo, decidi focar minha preparação no Sub-18. E fui recompensado. Melhorei minha marca nas semifinais com 13.80 (1.2) e na final, com 13.66 (1.0). Fiquei feliz com meu desempenho e agora é se preparar para o Sul-Americano Sub-18”, disse o atleta, de 17 anos, referindo-se ao torneio, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai.

Thiago Resende Ornelas dos Santos

Mais conquistas

A paulistana Vanessa Sena dos Santos (Centro Olímpico-SP) teve uma tarde perfeita nesta sexta-feira. Ela venceu o salto em distância, com 5,87 m (-1.3), e passou para a final dos 200 m, prevista para este domingo (29/8), às 14:55. Ela obteve o melhor tempo das semifinais, vencendo a série 5, com 24.91 (1.0).

Medalha de bronze no salto em distância no Sul-Americano Sub-20 de Lima, em julho, quando obteve o seu recorde pessoal de 6,15 m (0.9), treina com o professor Alexandre Moratto. Alicia Barbosa Alves (AERO-RN) ganhou a prata, com 5,45 m (0.1) e Thaissa Ribeiro Batista (Sogipa-RS) o bronze, com 5,39 m (1.1).

Nos 5.000 m marcha atlética, a paranaense Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) confirmou o favoritismo e completou a prova em 25:54:50. “O resultado não foi tão bom como eu esperava, mas a vitória foi muito importante”, afirmou a atleta de 17 anos. “Estava bem frio na largada e isso atrapalhou”, concluiu a marchadora, treinada por Rodrigo da Silva. Thaliane Janaína Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) ficou em segundo lugar, com 26:58:83. Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) terminou com o bronze, com 27:18:22.

No decatlo, especialidade que fechou a etapa deste sábado, o mineiro Luiz Arthur Caetano Santos (APCEF/MG) foi o campeão e ganhador do troféu, com 6.426 pontos, ficando muito perto de seu recorde pessoal de 6.434 pontos. Além do título e da vaga para o Sul-Americano, o atleta de 17 anos comemorou um recorde pessoal na prova dos 400 m do decatlo, com o tempo de 50.55. “Fiquei muito feliz com o resultado. No ano passado fui vice-campeão. Estou curtindo muito as provas, mas é também muito sofrido”, comentou o atleta, treinado por Marcio Prudêncio.

Mayron Lucas dos Santos Gomes, também da APCEF-MG, comemorou o segundo lugar, com 5.887, seguido de Vitor Lazarim (Barra Bonita), com 5.811 pontos.

O APCEF-MG lidera a competição após quatro etapas com 84 pontos, seguida da AD Centro Olímpico-SP (76) e do IPEC-PR (64). A APCEF também lidera no masculino, com 53 pontos e aparece em terceiro no feminino, com 31 pontos. O Centro Olímpico é o primeiro no feminino (53 pontos). No masculino, a Corville-SC está em segundo (36 pontos), seguida por Luasa-SP em terceiro (29). O IPEC-PR também é o segundo colocado no feminino (39).

Classificação geral

O APCEF-MG lidera a competição após quatro etapas com 84 pontos, seguida da AD Centro Olímpico-SP (76) e do IPEC-PR (64). A APCEF também lidera no masculino, com 53 pontos e aparece em terceiro no feminino, com 31 pontos. O Centro Olímpico é o primeiro no feminino (53 pontos). No masculino, a Corville-SC está em segundo (36 pontos), seguida por Luasa-SP em terceiro (29). O IPEC-PR também é o segundo colocado no feminino (39).

Mais em Atletismo