Siga o OTD

Atletismo

GP Brasil terá presença de recordistas sul-americanos

Darlan Romani, Rosangela Santos e Belén Casseta estão entre as atrações da competição, marcada para o dia 6 de dezembro em São Paulo

GP do Brasil de Atletismo - Darlan Romani - Rosangela Santos - Belén Casseta
A argentina Belén Casseta é uma das recordistas no GP (Foto: Carol Coelho/CBAt)

O GP Brasil de Atletismo reunirá 11 recordistas sul-americanos entre provas individuais, revezamentos e combinadas. A competição, integrante do World Athletics Continental Tour Silver 2020, será domingo (6) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Alguns destaques são Darlan Romani, Rosangela Santos e a argentina Belén Casseta.

Recordista do arremesso do peso, com 22,61 m, marca obtida em 2019, Darlan Romani participa do GP Brasil buscando a classificação para Tóquio 2020.

O arremessador teve um ano excepcional em 2019. Foi campeão brasileiro, sul-americano, pan-americano, mundial militar e vice-campeão da Liga de Diamante, o principal circuito de competições da World Athletics, além de quarto colocado no Mundial de Doha. Os 22,61 m garantiram a quarta colocação no ranking mundial do ano passado e a condição de um dos favoritos ao pódio olímpico.

“Acho que estarei bem preparado para o GP, apesar de todas as dificuldades enfrentadas com a pandemia, que atrapalhou treinos e cancelou competições”, comentou Darlan.

Mais destaques

Outro destaque é Rosangela Santos, integrante da equipe medalha de bronze no revezamento 4×100 m dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Ela disputará então os 100 m, prova em que detém o recorde sul-americano com 10s91 (-0.2), obtido no Mundial de Londres-2017, quando foi finalista.

+Veja todas as notícias sobre atletismo

Quem bateu o recorde continental também em Londres-2017 foi a argentina Belén Casseta, que estará também no GP Brasil de Atletismo. A colombiana Evelis Jazmín Aguilar, recordista sul-americana do heptatlo também está inscrita em duas provas: 100 m com barreiras e salto em distância.

Do grupo brasileiro recordista sul-americano do 4×100 m, marca da final do Mundial de Doha-2019, estão inscritos Paulo André de Oliveira e Rodrigo Nascimento na prova dos 100 m. Paulo André está qualificado para os 100 m da Olimpíada de Tóquio, assim como o 4×100 m masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, nos 400 m masculino e feminino, os quatro integrantes do revezamento 4×400 m misto, recordista continental, estão confirmados: Geisa Coutinho; Tiffani Marinho; Anderson Freitas Henriques e Lucas da Silva Carvalho. A equipe finalista em Doha-2019 está qualificada para os Jogos de Tóquio.

Por fim, do time recordista sul-americano do 4×400 m feminino, está inscrita Joelma das Neves Sousa, além de Geisa Coutinho.

Mais em Atletismo