Siga o OTD

Atletismo

CBAt pede ao governo de SP manutenção de pista no Ibirapuera

Complexo do Ibirapuera
Foto: Reprodução / Governo de São Paulo

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, solicitou ao governo de São Paulo a manutenção da pista de atletismo do Ibirapuera. O dirigente enviou uma carta ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, pedindo que a pista do Estádio Ícaro de Castro Melo seja preservada.

O equipamento foi construído em 1963, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo. O estádio é parte do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães e recebeu as provas de atletismo e ciclismo na competição. A expectativa é de que, nas mãos da iniciativa privada, o estádio se torne uma arena multiuso para 20 mil pessoas. O edital de chamamento público foi publicado em julho. A Copa do Mundo de Ginástica Artística de 2015 também foi realizada no local.

Pista do Ibirapuera

Fernandes fez questão de lembrar que grandes nomes do atletismo nacional e mundial já competiram no local. A carta cita Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

“A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo”, diz o presidente na carta.

“Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!”, lamenta o dirigente da CBAt.

Fernandes conclui o documento e pede que, caso a situação seja irreversível, a pista seja mantida após a construção de uma Arena Multiuso. Confira a carta na íntegra abaixo.

A carta

São Paulo, 28 de agosto de 2017.

Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo,

Doutor Paulo Gustavo Maiurino

Prezado Secretário:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar: No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.

Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.

Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa inciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente.

José Antonio Martins Fernandes

Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Atletismo