Siga o OTD

Atletismo

Campeão mundial admite punição por doping e critica métodos

Christian Coleman criticou a forma como a abordagem para os testes foram feitos. Uma suspensão pode tirá-lo de Tóquio-2020

Christian Coleman - Doping - Antidoping - Atletismo
Christian Coleman, campeão mundial nos 100 m (Instagram/coleman2)

Campeão mundial dos 100 m, Christian Coleman admitiu nesta terça-feira (16) uma possível suspensão por doping, após não ser encontrado para realizar os exames. A suspensão, no entanto, poderia fazer com que ele perca a Olimpíada de Tóquio no ano que vem.

O velocista disse no Twitter que poderia sofrer uma punição da Unidade de Integridade de Atletismo (AIU). Isso após perder um teste em 9 de dezembro de 2019.

+Promessa do salto em altura supera drama e se destaca

Coleman reconheceu que esta teria sido a terceira falha em um período de 12 meses, mas disse que estava disposto a assumir a responsabilidade por apenas uma. As duas outras falhas ocorreram em 16 de janeiro e 26 de abril de 2019. Vale ressaltar que perder três exames anti doping em um período de 12 meses podem resultar em uma suspensão de um a dois anos.

“Quero conscientizar todos vocês sobre uma situação com a qual estou lidando atualmente. Há alguns dias, a AIU chegou a uma decisão, que eu apelava há seis meses, de que perdi um teste em 9 de dezembro de 2019. E agora isso pode resultar em minha suspensão por faltar em exames há mais de um ano”, escreveu Coleman.

Críticas aos métodos

Além disso, Coleman também criticou como as abordagens do exame anti doping são feitas, relatando como foi o seu caso e como ele perdeu os testes.

“Não me diga que perdi um teste, porque você veio à minha casa (não há registro de alguém vindo à minha casa) sem o meu conhecimento. Bateu enquanto eu estava fazendo compras de Natal a cinco minutos, no shopping (tenho recibos e extratos bancários). Mas nem se deu ao trabalho de me ligar ou tentar entrar em contato. Eu estava mais do que pronto e disponível para testes se tivesse recebido um telefonema”, completou o campeão mundial.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Coleman, no entanto, já escapou da suspensão por doping no ano passado quando a USADA, retirou a acusação após receber orientação da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Mais em Atletismo