Siga o OTD

Atletismo

Coronavírus: campos de treino dentro e fora do país cancelados

Confederação brasileira ampliou medidas para ajudar na contenção da pandemia; funcionários poderão trabalhar de casa

campo de treinos atletismo coronavírus
(divulgação/CBTa)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta terça-feira (17) a suspensão dos campings nacionais e internacionais de treinamento e competições. A decisão é parte da ampliação das medidas adotadas em função da pandemia do coronavírus.

Assim, a viagem dos velocistas e barreiristas para o Camping Internacional de Treinamento e Competição, já em andamento na cidade de Chula Vista, Estados Unidos, foi adiada por tempo indeterminado.

Todas as Clínicas e Campings do Sistema Nacional de Treinamento (SNT) – Descoberta de Talentos, marcadas para os meses de março e abril também estão adiadas, em função da pandemia do coronavírus.

Restrição no CNDA

O treinamento de atletas nas instalações do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, passa a ser restrito a atletas integrantes do Plano de Preparação Olímpica (PPO) do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e CBAt.

O treinamento dos demais atletas de outros programas e usuários do CNDA fica suspenso por tempo indeterminado.

Home Office

Os funcionários da CBAt que trabalham em Bragança Paulista também terão suas rotinas alteradas. Ou farão home office ou trabalharão em sistema de rodízio para que o número de pessoas presentes nos escritórios diminua.

A CBAt já havia comunicado o adiamento das reuniões Ordinária e Extraordinária da Assembleia Geral marcadas para quinta (19). A nova data vai ser informada posteriormente, bem como do calendário de competições de 2020.

As competições adiadas foram a Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo e de Provas Combinadas, que seriam em Bragança Paulista, e o Troféu Norte Nordeste de Atletismo, em Recife, agora sem data definida para serem realizadas – todas estavam agendadas para abril.

Foram canceladas, em caráter definitivo, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as 1ª e 2ª Etapas do Desafio CBAt/CPB, que seriam em São Paulo, neste mês de março (dias 22 e 26).

+ COI cita tempo e não muda nada em relação aos Jogos

Cancelamentos na Diamond League

Também por conta do coronavírus, os três primeiros meetings da temporada 2020 da Diamond League, agendadas para 17 de abril em Doha, no Catar, 9 e 16 de maio de 2020 na China, não podem ser realizadas.

É proibido entrar no Catar a partir de vários países e o governo de Doha suspendeu todos os eventos nacionais e internacionais por um período de 30 dias. Embora o número de novas infecções esteja diminuindo na China, os preparativos para as reuniões foram adiados por várias semanas.

O plano é organizar o evento de Xangai, em 13 de agosto. Novas datas para Doha e a segunda reunião na China ainda não foram anunciadas. Pode ser que os meetings sejam realizados após a final da Diamond League, em Zurique, de 9 a 11 de setembro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A World Athletics também já comunicou a suspensão do Mundial de Marcha Atlética de Minsk, na Bielorússia. Já havia cancelado o Mundial Indoor de Najing, na China, e o Mundial de Meia Maratona de Gdynia, na Polônia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo