Siga o OTD

Atletismo

Seleção viaja ao Canadá para Pan-Americano de Cross Country

Delegação brasileira conta com 12 atletas e embarca nesta quarta-feira. A competição acontece no sábado

Pan-Americano de Cross Country
Daniel do Nascimento está entre os convocados para disputar o Pan-Americano de cross-country (Foto: Leonardo Duarte/CBAt)

Os 12 corredores convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, que será disputado sábado (29), viajam nesta quarta-feira (26) para Victoria, no Canadá.

“A nossa equipe é jovem e tem pouca bagagem de competições internacionais. Mesmo assim, estou otimista porque a juventude traz certa irresponsabilidade de encaixar uma boa prova e obter bom resultado”, destacou Claudio Roberto de Castilho, treinador-chefe da delegação.

+Paulo Roberto consegue índice na maratona para Tóquio 2020

“O Brasil não tem muita tradição em cross country. O pessoal disputou apenas a Copa Brasil. Pelas dificuldades, usamos o cross como preparação e não como meta”, afirmou, citando o exemplo do Daniel Ferreira do Nascimento, da equipe adulta. “Ele foi o melhor brasileiro na São Silvestre de 2019, ganhou a Meia Maratona de São Paulo de 2020 e foi campeão da Copa Brasil, provas de modelos bem distintos”, completou.

Quem também usa o cross como preparação é Tatiane Raquel da Silva, campeã adulta dos 10 km em Serra, no Espírito Santo. “Nós focamos no cross, mas com o objetivo de tentar um lugar na seleção olímpica de atletismo nos 3.000 m com obstáculos. A disputa do Pan de Victoria também vai ajudar na preparação”, comentou Tatiane, que é treinada por Castilho.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Vou estudar a start list, para entender o nível dos atletas que estarão lá, e analisar o percurso. Pelos diferentes tipos de circuito, é difícil precisar um tempo ideal. A grande possibilidade é optar por uma corrida mais tática”, completou o treinador-chefe.

Confira a Seleção completa que vai ao Pan-Americano:

Masculino
10 km Adulto
Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)

8 km Sub-20
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT)
Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT-RS)
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)

Feminino
10 Km Adulto
Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR)
Graziele Zarri (Pinheiros-SP)
Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG)

6 km Sub-20
Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA)
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE)

Mais em Atletismo