Siga o OTD

Atletismo

Tatiane Raquel e Daniel Ferreira brilham na Copa Brasil

Corredores foram campeões da Copa Brasil de Cross Country, competição disputada no Espírito Santo que abre o calendário do atletismo

Tatiane Raquel e Daniel Nascimento vencem Copa Brasil de Cross Country - Foto:(Leonardo Duarte/CBAt)
Foto: Leonardo Duarte/CBAt

A paranaense Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) e o paulista Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) brilharam na manhã deste sábado (18/1) na disputa da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, na cidade de Serra, no Espírito Santo. A competição abriu o calendário de provas de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Copa Brasil Caixa reuniu mais de 280 atletas de 41 clubes, representando 13 Estados e o Distrito Federal, no Condomínio Alphaville Jacuhy. As provas foram disputadas sem sol, mas com o tempo abafado e temperaturas variando entre os 21 graus e 27 graus.

Tatiane Raquel da Silva, venceu a prova de 10 km, que abriu a competição. Especialista nos 3.000 m com obstáculos, a atleta manteve um ritmo forte e completou as cinco voltas no circuito em 37:55. “Estou muito feliz por ter vencido novamente”, disse a paranaense Tatiane, campeã da edição de 2017, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. “Meu foco este ano é a Olimpíada de Tóquio, estou com boa pontuação, mas ainda vou tentar o índice de 9:30. Não é fácil, mas vou me preparar para isso”, continuou a atleta, treinada por Claúdio Castilho, que vive em Guarapuava (PR).

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Antes de competir na Europa, Tatiane está tentando definir um período de treinamento em altitude. “Estou vendo as possibilidades de ir para a Colômbia ou o Quênia. Será uma parte fundamental na preparação”, completou.

No masculino, Daniel Ferreira do Nascimento foi o grande vencedor ao completar o percurso em 32:07. Campeão sub-18 e sub-20 em edições anteriores da competição agora conquistou também o título do adulto, totalizando cinco vitórias na Copa Brasil. “É muito bom estar de volta, depois de mais de um ano parado. Estou bem treinado e conseguindo bons resultados”, disse Daniel, que foi o brasileiro mais bem colocado (11º) na Corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Vou me dedicar às provas de 1.500 m a 5.000 m na temporada.”

Campeão brasileiro de diversas provas do sub-18 ao adulto, Daniel resolveu parar em 2018, cansado de tratar de uma lesão no pé. Foi trabalhar com o corte de cana e arrancar mandioca na cidade de Paraguaçu Paulista, onde nasceu. “Eu sempre corria no intervalo do trabalho e um dia pedi ajuda ao técnico Neto Gonçalves, de Bauru. Agora, estou de volta. Agradeço muito a Deus”, comentou.

Johnatas Cruz (Guarulhos), o gari corredor, obteve, assim como no ano passado, o vice-campeonato. Já Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ), que tentava a sétima vitória na competição, terminou na terceira colocação.

No Sub-20 feminino, vitória da baiana Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA). A corredora de 17 anos terminou a prova de 6 km muito emocionada. “Embora bem treinada, não esperava o primeiro lugar. Meu técnico Ferreirinha (Antônio Ferreira Bonfim Filho) sempre me disse que eu era capaz”, comemorou.

Com a vitória, Nubia, assim como os três primeiros colocados do adulto e do sub-20, está qualificada para disputar o Campeonato Pan-Americano de Victoria, no Canadá, no dia 29 de fevereiro. “A ficha ainda não caiu, nem passaporte eu tenho porque nunca saí do País”, completou a atleta, nascida na cidade de Campo Formoso.

Nos 8 km masculino sub-20, Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) foi o vencedor, com 27:28. O mato-grossense da Chapada dos Guimarães comemorou mais uma convocação para um torneio internacional. “O objetivo era a classificação para o Pan-Americano e estou muito feliz por levar o nome de Barra do Garças para o Canadá”, disse o corredor de 17 anos, treinado por Sivirino Souza dos Santos, que disputa as provas dos 800 m e dos 1.500.m

Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze no 4×100 m em Atlanta-1996, participou do evento como integrante do Programa Caixa Heróis do Atletismo. A CBAt foi representada pelo presidente e o vice-presidente do Conselho de Administração, Warlindo Carneiro da Silva Filho e Wlamir Motta Campos.

A CBAt foi elogiada por pessoas com necessidades especiais pela acessibilidade na área de competição, que teve grama aparada e rampas para cadeirantes e para deficientes visuais, com cão guia.


Resultados

10 km Feminino Adulto
1-Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) – 37:55
2-Graziele Zarri (Pinheiros-SP) – 38:33
3-Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG) – 39:33

Por equipe
1-GAE (ES) – 62 pontos
2-LACES (ES) – 51 pontos

10 km Masculino Adulto
1-Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) – 32:07
2-Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP) – 32:17
3-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ) – 32:23

Por equipe
1-UFJF-MG – 111 pontos
2-GAE-ES  – 98 pontos
3-Barra do Garças-MT  – 95 pontos

6 km Feminino Sub-20
1-Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA) – 23:29
2-Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) – 23:36
3-Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 24:03

Por equipe
Sem classificação

6 km Masculino Sub-18
1-Kaue Orvalho Domingues (IEMA-SP) – 21:14
2-André Luiz de Souza (Barra do Garças-MT) – 21:15
3-Gustavo Siqueira Bispo (Barra do Garças-MT) – 21:57

Por equipe
1-Barra do Garças (MT) – 51 pontos
2-ASCEFETES (ES) – 26 pontos
3-Estação Conhecimento Serra (ES) – 16 pontos

8 km Masculino Sub-20
1-Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) – 27:28
2-Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT) – 27:41
3-Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR) – 28:01

Por equipe
1-Barra do Garças (MT) – 40 pontos
2-Vasco da Gama (RJ) – 33 pontos

4 km Feminino Sub-18
1-Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico-SP) – 16:06
2-Ana Beatriz Trajano (ABDA-SP) – 16:28
3-Laís Gasparini Silva (ASCEFETES-ES) – 17:36

Por equipe
1-ASCEFETES (ES) – 8 pontos

Mais em Atletismo