Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-18 começa nesta sexta-feira em Porto Alegre

Campeonato reúne 755 aletas, de 125 clubes, no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa.

(Wagner Carmo/CBAt)

A 10ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo começa nesta sexta-feira (18/10) e prossegue até domingo (20/10), no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre (RS), com a participação de 755 atletas, de 125 clubes, representando 20 Estados e o Distrito Federal.

As duas etapas desta sexta-feira já prometem ser emocionantes. À tarde, por exemplo, estão previstas oito finais, com destaque para os 100 m masculino e feminino, a partir das 14:50. A competição será aberta às 8 horas, com a disputa dos 100 m com barreiras, do heptatlo.

Alguns atletas podem ser apontados como destaques do Campeonato, que será disputado pela primeira vez na capital gaúcha. Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT), por exemplo, é líder do Ranking Brasileiro da categoria, nos 800 m (1:49.06) e nos 1.500 m (3:52.05).

Outros nomes apontados como favoritos são Gabriel Luiz Boza (MEM-Santos-SP) no salto em distância (7,24 m), João Victor Dalandrea (Acarisul-SC), no lançamento do disco (55,85 m), Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues (Rondonópolis-MT), no salto em altura (1,79 m), campeã sub-20, e Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-MT), no salto em distância (6,13 m).

O Centro Olímpico (SP) participa do Brasileiro Sub-18 de Atletismo, com a base dos atletas que foram vice-campeões do Brasileiro Sub-16, em setembro, em Fortaleza (CE). “Estamos levando atletas que participaram do Brasileiro Sub-16 para dar mais experiência para eles em grandes competições”, lembrou o técnico Victor Fernandes. “Temos 23 atletas inscritos na competição.”

Outro dos tradicionais clubes da categoria de base do País, o ASA Sorriso (MT), participa com um grupo de 14 atletas. Segundo o técnico Marcos Viana, que participa de um Curso de Velocidade e Barreiras da IAAF em Montevidéu, no Uruguai, a equipe vai brigar por alguns pódios. “Acho que o Eric Vitor Campos da Silva e Luiz Victor Gomes de Souza vão lutar por medalhas nos 110 m com barreiras e no salto triplo, respectivamente”, comentou o treinador., que está acompanhado de Darci Ferreira, técnico do SESI-SP.

Os fãs do atletismo poderão assistir a todas as provas da competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. Nesta mesma plataforma ficarão todos os vídeos do evento. Para ter acesso às imagens, é entrar no site: https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou baixar o app da TV NSports, tanto para Android como IOS.

Outra opção é acompanhar o Campeonato diretamente no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, que fica na Rua Barão de Cotegipe, 400 – Bairro São João. A entrada para o público é gratuita.

No ano passado, no Estádio de Atletismo do CIEF Santos Dumont, no Recife (PE), o SESI-SP foi o campeão na classificação geral, com 112 pontos. A Orcampi ficou em segundo lugar, com 106, seguida do Centro Olímpico (104), Águias Guariba (96) e FECAM (74 pontos).

Mais em Atletismo