Siga o OTD

Atletismo

Com 7ª. marca do ano, brasileiro faz índice para o Mundial

Fernando Ferreira é o 11º integrante da B3 Atletismo a conquistar o índice individual para o Mundial de Londres, em agosto. O atleta de 22 anos venceu o salto em altura do Desafio Brasil/Circuito Prata 3ª Etapa, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, neste sábado (1/7/2017). O resultado de 2,30 m, exatamente o índice exigido, é recorde pessoal e coloca o saltador como o 7º melhor do ranking mundial.

“Foi um salto muito legal, tecnicamente muito bom”, disse o atleta, que enfrentou o tempo frio e chuvoso na sede da competição. “Eu já estava com a expectativa de conseguir essa marca. Ainda tentei passar os 2,34 m, que seria recorde sul-americano (o colombiano Gilmar Mayo fez 2,33 m em 1994). Esse é o meu próximo objetivo, alcançar um feito inesquecível na América do Sul. Nossa, mas esse índice tinha de sair! Não vou nem dormir esta noite.”

Fernando, paulista de Ribeirão Preto, é atleta da B3 desde 2015, mas começou a trabalhar com o técnico José Antônio Rabaça em 2013, quando tinha como melhor resultado a marca de 2,05 m. “Três dias depois de começar a treinar com o Rabaça, entrei em uma competição e fiz 2,13 m, índice para o Pan Juvenil de Medellín. De lá pra cá, estamos trabalhando todos os dias na pista. Acredito muito no trabalho dele, e ainda tem muito para acontecer na nossa parceria.”

Rabaça conta que a expectativa pelo índice já vinha de algum tempo. “A gente esperava que esse resultado sairia há umas quatro competições. Nesta semana, quarta e quinta, acertamos a marca do salto dele. Conversamos bastante sobre a prova de hoje, estava chovendo, mas isso não importava. Felizmente, parou de chover e ele fez uma ótima competição.”

O saltador começou a temporada com 2,26 m como recorde pessoal. Igualou o resultado em abril, no Estadual, em Campinas. Em 3 de junho, venceu o Grande Prêmio Brasil, com 2,28 m. Uma semana depois, foi campeão do Troféu Brasil com 2,25 m. E, no fim de semana passado, ganhou a medalha de bronze no Sul-Americano de Assunção, com 2,19 m.

Atletas da B3 com índice para o Mundial de Londres:

Darlan Romani – arremesso do peso
Luiz Alberto de Araújo – decatlo
Márcio Teles – 400 m com barreiras
Thiago do Rosário André – 800 m e 1.500 m
Wagner Domingos – lançamento do martelo
Érica de Sena – marcha atlética 20 km
Fernanda Borges – lançamento do disco
Núbia Soares – salto triplo
Tânia Ferreira da Silva – salto triplo
Vitória Rosa – 100 m e 200 m

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo