Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jerusa Geber abre Brasileiro de atletismo com recorde mundial

Nos 100m T11, representante do Acre finaliza a prova em 11s85 e estabelece a melhor marca da história da categoria

Largada dos 100m T11 feminino com Jerusa Geber e Lorena Spoladore (Crédito: Alê Cabral/CPB)

Jerusa Geber quebrou o recorde mundial dos 100m T11 (para cegos totais) na manhã desta sexta-feira, 27, na abertura do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, no CT Paralímpico, em São Paulo. A acriana foi o principal destaque da primeira sessão do evento, que contou com quatro atletas classificados ao Mundial da modalidade. A competição acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro. O Brasil já tem 21 atletas garantidos. Mais de 600 competidores seguem na disputa do evento nacional até domingo, 29.

Após as medalhas de ouro nos 100m e 200m no Parapan de Lima 2019, no mês passado, Jerusa estabeleceu-se agora como a atleta mais veloz da história de sua classe, ao cumprir os 100m em 11s85 – seis centésimos melhor do que a marca da britânica Libby Clegg (11s91) nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O recorde a credencia ainda a integrar o time brasileiro no Mundial de Dubai, principal evento do ano.

“Agradeço a todo mundo do meu time, que me acompanha o tempo inteiro. A gente treinou bastante exatamente para isso. É um sonho ter esse recorde mundial e ser a primeira cega do Brasil a correr os 100m na casa de 11 segundos. Isso me deixa muitíssimo feliz”, disse a atleta de 37 anos, que nasceu totalmente cega.

Os 100m T11 feminino ainda contaram com outra atleta com índice A para o Mundial. A paranaense Lorena Spoladore ficou com a segunda posição, com o tempo de 12s02 – cinco centésimos abaixo da marca classificatória estabelecida pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Muito feliz, pois hoje senti que pude dar o meu melhor e correr minhas melhores marcas”, disse, emocionada, a atleta de 23 anos.

Deficientes visuais também conseguiram resultados expressivos no masculino. Na classe T12 (para atletas baixa visão), o paraibano Joeferson Marinho e o sul-mato-grossense Fabrício Júnior fizeram dobradinha na ponta dos 100m e também garantiram-se no Mundial. A diferença entre eles foi mínima: 10s76 para Joeferson e 10s77 para Fabrício. Ambos abaixo dos 10s81 necessários para assegurar a vaga.

“A prova foi muito agradável. Gostei bastante do tempo e me senti muito bem nesta corrida. Só tenho a agradecer ao trabalho que estamos fazendo. Vamos trabalhar agora ainda mais para chegar ao Mundial e conseguir o topo do pódio”, afirmou Joeferson, 20.

“Estou bastante contente. Houve uma pequena falha na corrida, mas consegui compensar com uma boa frequência durante a prova. Usei o que mais me beneficia e consegui chegar o mais próximo possível. Vamos agora para o Mundial de Dubai”, comemorou Fabrício, 21, campeão da prova no Parapan de Lima 2019.

No campo, destaque para Beth Rodrigues. A atleta da classe F52 garantiu o ouro no arremesso de peso também com novo recorde mundial. Ela registrou 7,80m e melhorou sua própria marca (7,22m), que havia sido registrada em 10 de agosto, também no CT Paralímpico.

Os melhores atletas do país disputam o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.

Mais em Paralimpíada Todo Dia