Siga o OTD

Atletismo

Estrangeiros prometem boa disputa na Meia-Maratona do Rio

23ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (MidiaSport)

Domingo, 18 de agosto, é dia de Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, uma das mais importantes provas do país, que reunirá milhares de corredores de todo o país e também do exterior. Além da festa dos inúmeros atletas anônimos, o evento, em sua 23ª edição, ainda promete muita emoção na briga pelo primeiro lugar, com os destaques nacionais e estrangeiros disputando cada metro dos 21 km pela orla da Cidade Maravilhosa. A programação de largadas começará às 6h50, próximo ao Jardim de Alah, no Bairro do Leblon, Zona Sul, com chegada no Aterro do Flamengo.

Assim como o grupo de brasileiros, a delegação estrangeira na Elite também contará com nomes fortes do circuito. No masculino, os destaques serão o ugandense Fred Musobo, de 23 anos, atleta  selo prata na IAAF que este ano marcou o tempo de 1h01min na Meia Maratona de Cardiff (GBR) e 2h06min56 na Maratona de Daegu (Coréia), além de ter sido o primeiro no World Mountain Running Championships, em 2015; os quenianos Stanley Biwot, vencedor das maratonas de Nova York e Paris e que fez 1h01min43seg na Luso Meia Maratona de Lisboa no ano passado; e William Sitonik, que este ano venceu uma prova em Pádua (ITA) e foi terceiro na Azpeitia (ESP), com 1h00min47seg.

Completam a lista entre os homens o tanzaniano Marco Joseph Marco, top 20 na Birmingham IAAF Wolrd Half Marathon Championship em 2009; e o etíope Feleke Darsema Tulu, campeão da Maratona Internacional de São Paulo, em maio deste ano.

No feminino, a grande atração será a queniana Esther Kakuri, bicampeã da prova (2017/18). Sua melhor marca para os 21km é 1h10min07seg, obtida na Meia Maratona de Istambul em 2017. Outras duas representantes do Quênia, Maurine Kipchumba, com 1h11min55seg na Meia Maratona do Rio em 2013, bicampeã da Volta da Pampulha (2012/2013) e campeã da São Silvestre (2012) e Nancy Jesang, com 1h15min40seg neste ano; a  tanzaniana Anjelina Yumba e a ugandense Viola Chemos também deverão brigar pela ponta com a atletas brasileiras no domingo.

Mais em Atletismo