Siga o OTD

Atletismo

Thiago Paulino bate recorde mundial no arremesso de peso

Thiago Paulino (F57) ao lado da marca do seu recorde mundial, na 2ª nacional de Atletismo, no CT Paralímpico | Foto: Ana Patrícia/Exemplus/CPB

O paulista Thiago Paulino estabeleceu um novo recorde mundial do arremesso de peso da classe F57 na tarde deste sábado (10), na segunda
etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo. A competição realizada a menos de 15 dias do Parapan conta com a participação de 279 atletas de 19 estados e do Distrito Federal. O evento segue até este domingo (11).

Thiago Paulino, 33 anos, arremessou o peso a 15m11 de distância e superou a marca de 14m92 estabelecida pelo polonês Janusz Rokicki no Mundial de  Doha, em 2015. O vice-campeão, neste sábado, foi Marco Aurelio Lima Borges (11m51) e o terceiro colocado foi Claudiney Batista (11m44).

“Estou muito feliz. Fazer essa marca agora me dá confiança para fazer um belo Parapan e me preparar para o Mundial de Dubai, que é este ano também. Lá em Lima vou buscar uma medalha de ouro”, comentou Thiago que é amputado de perna esquerda em razão de um acidente de moto.

Na manhã deste sábado, duas velocistas que estrearão nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 faturaram a medalha de ouro. Gabriela Mendonça e Rayane Soares têm baixa visão e foram campeãs nos 100m das classes T12 e T13, respectivamente.

A sul-mato-grossense Gabriela Mendonça correu os 100m em 12s49. A vice-campeã foi a também convocada para o Parapan Viviane Ferreira (classe T12), que completou a prova em 12s69. Já na disputa da classe T13, a brasiliense Rayane Soares percorreu os 100m em 12s64. A segunda colocada foi Nathalya Mendonça (14s33) e a terceira Joana Helena (14s77).

“Gostei da prova de hoje. Estou muito feliz com a convocação para Lima, porque vai ser uma experiência que eu ainda não tive. Só tinha sido convocada para competições juvenis e vou começar minha fase adulta”, comentou Gabriela, que ganhou medalha de ouro nos 100m, nos 200m e prata no salto em distância no Mundial de Jovens de Nottwill, em 2017.

Gabriela, 21 anos, tem baixa visão devido a toxoplasmose. Durante a gravidez, a mãe da atleta foi mordida na barriga por um gato infectado. Em 2009, ela conheceu o esporte paralímpico por meio de um projeto escolar.

“Hoje foi bom porque eu pude ver os meus erros. Ainda preciso melhorar na saída do bloco. Então vou treinar isso para o Jogos Parapan-Americanos”, disse Rayane, 22 anos, que tem baixa visão devido a microftalmia bilateral congênita.

Cinquenta convocados para Lima 2019 participam da segunda fase nacional do Circuito, entre eles estão: o paraibano Petrúcio Ferreira (T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63) e os paulistas André Rocha (F53), Daniel Martins (T20), Elizabeth Gomes (F52) e Lorena Spoladore (T11).

A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa aconteceu em junho, também no CT Paralímpico, e reuniu 347 atletas de 24 estados e do Distrito Federal. Para disputar as etapas nacionais do Circuito, os atletas precisam ter os índices mínimos estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Mais em Atletismo