Siga o OTD

Atletismo

Caio Bonfim lidera o Circuito Mundial de Marcha Atlética

Após terceiro lugar no Challenge de Taicang, na China, brasileiro soma 21 pontos em quatro etapas da competição, que reúne os melhores atletas do mundo; Erica é a segunda colocada no feminino

(Wagner Carmo/CBAt)

Com o terceiro lugar obtido nos 20 km do Challenge de Taicang, na China, o brasileiro Caio Bonfim assumiu a liderança do Circuito Mundial de Marcha Atlética nesta segunda (13). Na categoria feminina, Erica Sena ocupa a segunda colocação, mesmo sem ter competido na Ásia.

Caio Bonfim soma 21 pontos em quatro etapas, um a mais do que o espanhol Diego García Carreira, segundo colocado, com 20, e três a mais do que o sueco Perseus Karlström, terceiro com 18. Erica Rocha tem 17 pontos, sete atrás da chinesa Shijie Qieyang, a líder com 24, enquanto a colombiana Sandra Arenas ocupa o terceiro lugar com 14.

O terceiro lugar na China veio com o tempo de 1h20min37s, o melhor resultado pessoal do ano do atleta brasileiro, ratificando os índices exigidos para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Campeonato Mundial de Doha. A melhor marca anterior dele em 2019 era de 1h21min44s, obtida com o quarto lugar no GP de Rio Maior, em Portugal, em abril.

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 e quarto colocado nos Jogos do Rio 2016, nos 20 km, soma no ranking seis pontos pela vitória no Campeonato Australiano de 50 km, em Melbourne, no final do ano passado; mais sete pontos pelo quarto lugar em Portugal, no dia 6 de abril; e outros oito pela terceira colocação na China. No GP de Lázaro Cárdenas, no México, o brasileiro terminou em 11º lugar e não pontuou.

(Carol Coelho/CBAt)

Erica Sena somou seus 27 pontos em dois eventos: sexta posição em Rio Maior, que valeram cinco pontos, e o título em Lázaro Cárdenas, quando recebeu 12 no ranking do Circuito Mundial de Marcha Atlética.

Tanto Caio Bonfim e como Erica Sena estão qualificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Mundial de Doha. Os dois já têm também as marcas mínimas exigidas pela IAAF para a Olimpíada de Tóquio 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo