Siga o OTD

Almanaque

Filme sobre a vida de Jesse Owens será lançado dia 19, nos EUA

Cinebiografia de um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos, responsável por desmoralizar os nazistas em Berlim-1936, ainda não tem data de lançamento no Brasil

Cena do filme "Race", que retrata a vida de Jesse Owens. Crédito: divulgação

Cena do filme “Race”, que retrata a vida do herói olímpico Jesse Owens. Crédito: divulgação

A vida de de um dos maiores atletas da história do esporte chegará ao cinema no próximo dia 19. “Race”, cinebiografia do americano Jesse Owens, será lançado no dia 19, nos Estados Unidos (ainda não há data de lançamento para o Brasil).

Owens, atleta negro descendente de escravos americanos, desmoralizou as teorias racistas do regime nazista na Olimpíada de Berlim 1936. Ele conquistou quatro medalhas de ouro, nos 100 e 200 m, revezamento 4 x 100 m e salto em distância.

O sucesso de Owens (interpretado por Stapahn James) simbolizou a derrota do nazismo e da teoria da superioridade ariana. Ainda assim, a Alemanha ficou no primeiro lugar do quadro de medalhas nos Jogos (101 no total, 38 de ouro, 31 de prata e 32 de bronze).

>>> Veja ainda: Rúgbi de roupa nova para a Rio-2016

Ditador revoltado

Criou-se a lenda que os feitos de Jesse Owens irritaram tanto Adolf Hitler que ele teria deixado o Estádio Olímpico de Berlim, para não cumprimentar o americano.

Na verdade, Hitler recusou-se a entregar a medalha de ouro para outro negro americano, Cornelius Jonhnson, campeão no salto em altura. Por sinal, o pódio nesta prova foi todo formado por atletas dos EUA: Dave Albritton (prata) e Delos Thurber (bronze).

Também fazem parte do elenco de “Race” Jason Sudeikis, que vive o papel de Larry Snyder, o técnico de Owens, e Jeremy Irons interpreta Avery Brundage, chefe do comitê olímpico americano em Berlim 1936. Ele viria a ser presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional).

No vídeo, cena em que Jesse Owens vence a final do salto em distância, com recorde olímpico, após receber dicas do alemão Luz Long, prata na prova e que se tornaria seu amigo.

Mais em Almanaque