Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas definidas para último Major Series do ano, em Viena

Divulgação/FIVB

Brasil será representado por até oito duplas na fase de grupos do torneio cinco estrelas disputado em Viena, na Áustria

As duplas brasileiras encaram nesta semana um dos principais desafios do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. A terceira e última etapa nível cinco estrelas da atual temporada acontece de terça-feira (31.07) a domingo (05.08) em Viena, na Áustria, com a participação dos melhores times do planeta. O Brasil tem seis duplas já garantidas na fase principal do torneio, além de duas que buscarão a vaga no torneio classificatório.

No naipe masculino, três duplas do Brasil já entraram em ação nesta segunda-feira (30.07), pelo country quota, quando o número de inscritos é superior ao limite de cada federação.

No primeiro duelo, vitória de Thiago/George (SC/PB) por 2 sets a 0 (21/19, 21/18) sobre Álvaro Filho/Saymon (PB/MS). Horas depois, Ricardo/Guto (BA/RJ), que tinha melhor ranking, enfrentou Thiago/George, vencendo por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), ficando com a vaga.

“São três times muito nivelados, o country quota será sempre difícil. Em quatro torneios, é a segunda vez que conseguimos passar desta fase. Mas o importante é entrarmos bem fisicamente, descansados e preparados. Guto e eu ainda estamos nos conhecendo, não tivemos tanto tempo para treinarmos juntos, ainda vamos um pouco na individualidade, mas vamos passo a passo. Felizes pela vaga”, disse Ricardo.

Ricardo e Guto buscarão agora a vaga na fase de grupos disputando o classificatório, realizado nesta terça-feira, em jogos eliminatórios com outras duplas do mundo. Já outras três duplas brasileiras no naipe masculino já estão classificadas pelo ranking de entradas: Alison/André Stein (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) e Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/ES), que começam a participação no torneio a partir de quinta-feira (02.08).

No torneio feminino, as três duplas já garantidas na fase de grupos pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carolina Solberg/Maria Elisa (RJ) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), entrando em quadra a partir de quarta-feira (01.08). Já Elize Maia e Maria Clara (ES/RJ) disputam o torneio classificatório em busca da vaga nesta terça-feira (31.07).

Ausente da última etapa cinco estrelas, em Gstaad, por conta de dores no ombro, Fernanda Berti comentou a expectativa para a disputa do torneio em Viena.

“Gstaad é um lugar especial e é sempre fantástico jogar em uma cidade linda e com grande tradição no nosso esporte. Mas ficar pensando que não pudemos jogar não ajudaria, então focamos e trabalhamos forte com Viena em mente, sabendo que Gstaad estará lá no ano que vem, incrível como sempre. Tentamos tirar vantagem do tempo maior e trabalhamos muito duro, descansar neste ponto da temporada não é uma opção”, disse Berti.

Viena foi palco do Campeonato Mundial de 2017, quando a então dupla Evandro/André Stein (RJ/ES) conquistou a medalha de ouro. Evandro comentou o retorno ao palco de sua principal conquista, agora ao lado de Vitor Felipe, buscando repetir os bons momentos.

“Nosso ciclo juntos foi muito positivo e conseguimos muitas coisas importantes. Sou grato pelo tempo que tivemos como parceiros, mas agora estamos focados em nossas novas equipes e tentando fazer com que deem certo da melhor maneira. Foi uma semana fantástica e não posso esperar para voltar este ano”, analisou o carioca.

As duplas brasileiras somam até agora 22 medalhas no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, sendo oito de ouro, 10 de prata e quatro de bronze (veja a lista completa abaixo). É a 21ª etapa do tour internacional disputada na Áustria, que tinha em Klagenfurt uma das paradas mais tradicionais. O Brasil já conquistou 16 medalhas de ouro, somando homens e mulheres.

Viena é a terceira etapa do nível cinco estrelas de três em disputa na temporada 2018. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. O campeonato na Áustria rende 1.200 pontos aos campeões, além de uma premiação de cerca de R$ 150 mil.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2018:

Etapa de Haia – Holanda (4 estrelas)
Maria Elisa/Carol Solberg – prata

Etapa de Fort Lauderdale – EUA (5 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Carol Horta/Taiana – prata

Etapa de Xiamen – China (4 estrelas)
Alison/Bruno Schmidt – bronze

Etapa de Huntington Beach – EUA (4 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Maria Elisa/Carol Solberg – prata
Evandro/André Stein – prata

Etapa de Itapema – Brasil (4 estrelas)
Ágatha/Duda – ouro
Evandro/André Stein – ouro

Etapa de Miguel Pereira – Brasil (1 estrela)
Vinícius/Luciano – ouro
Bernat/Harley – prata
Ramon Gomes/Álvaro Andrade – bronze
Aline/Diana – prata
Tainá/Victoria – bronze

Etapa de Nantong – China (2 estrelas)
Josi/Lili – ouro

Etapa de Nanquim – China (2 estrelas)
Josi/Lili – ouro

Etapa de Manavat – Turquia (1 estrela)
Oscar/Luciano – ouro

Etapa de Varsóvia – Polônia (4 estrelas)
Evandro/Vitor Felipe – prata
Ágatha/Duda -bronze

Etapa de Espinho – Portugal (4 estrelas)
Ricardo/Guto – prata
Maria Elisa/Carol Solberg – prata

Etapa de Haiyang – China (3 estrelas)
Thiago/George – prata

Mais em Vôlei de Praia