Siga o OTD

Vôlei de Praia

Quatro etapas do calendário deste ano são canceladas pela FIVB

Federação anunciou que Bandar Abbas, Gold Coast, Jurmala e Ostrava foram oficialmente retiradas da programação. As quatro já haviam sido adiadas

FIVB escolhe Duda Lisboa como a melhor jogadora de ataque do Circuito vôlei de praia cancelamento etapas
Duplas do vôlei de praia seguem sem saber quando poderão competir oficialmente (Divulgação/FIVB)

A FIVB (federação internacional de voleibol), anunciou o cancelamento de quatro torneios do circuito mundial de vôlei de praia. Por conta do coronavírus, as etapas de Bandar Abbas (Irã), Gold Coast (Austrália) e Jurmala (Letônia), e também Ostrava (República Tcheca) saíram do calendário, de acordo com anúncio nesta segunda-feira (8).

Marcadas inicialmente para março e maio deste ano, as quatro já haviam sido adiadas anteriormente.

O calendário da FIVB não prevê disputas para este mês de junho. Em julho está programada a retomada dos jogos em Ljubljana (Eslovênia), com início no dia 30 e término em 2 de agosto. Uma nova atualização do cronograma deverá ser divulgada em agosto, com base em informações das autoridades de saúde.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As inscrições para a temporada 2020/2021 do vôlei de praia vão começar no final deste mês, porém as datas dos torneios ainda não foram confirmadas e também não houve cancelamento. Por enquanto, não há previsão para a realização de etapas de três, quatro ou cinco estrelas antes da segunda quinzena de outubro de 2020.

Classificação para a Olimpíada

Ao todo, serão 24 duplas por gênero que disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os 15 primeiros colocados do ranking olímpico, elaborado com base nas etapas dos eventos do Circuito Mundial da FIVB, se classificam para a Olimpíada, adiada para 2021.

O Brasil já conquistou o número máximo possível de duplas classificadas por um país no vôlei de praia. Já estão assegurados para representar o país em Tóquio as duplas Ana Patrícia/Rebecca, Ágatha/Duda, Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt.

O restante das vagas será destinada ao país-sede, ao campeão do Campeonato Mundial, os campeões das Copas Continentais, sendo cinco vagas, que são distribuídas para cada confederação continental. Por fim, os campeões da Olimpíada de vôlei de praia da FIVB, que é torneio de qualificação, terão acesso a duas vagas.

Mais em Vôlei de Praia