Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duda e Ana Patrícia buscam bicampeonato do Mundial Sub-21

Campeãs em 2016 em Lucerna, na Suíça, Duda e Ana Patrícia vão atrás do bi do Mundial Sub-21 em Nanjing, na China

Atuais campeãs, as brasileiras Duda e Ana Patrícia defendem nesta semana o título do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, que será disputado em Nanjing, na China. O local é o mesmo onde a dupla foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Além do currículo internacional nas categorias de base da modalidade, Duda é atual quarta colocada no ranking adulto ao lado de Ágatha com quatro pódios no Circuito Mundial.

Além de Duda e Ana Patrícia, que começam a disputa na chave principal, Vitória e Victoria são as outras representantes do Brasil no torneio feminino. No masculino, o país foi campeão do último mundial com Arthur Lanci e George, mas será representado na edição 2017 por Adrielson e Renato (PR/PB), este último campeão mundial Sub-19 em 2016, e Gabriel Gouveia e Rafael (RJ/PR), o último também campeão mundial Sub-19 junto de Renato.

“Representar o Brasil é sempre motivo de orgulho, uma oportunidade que vamos agarrar com muita dedicação. Duda e eu temos um bom entrosamento dos torneios de base que disputamos juntas, nos conhecemos bem e vamos fazer nosso melhor. Temos ótimas lembranças de Nanquim, foi um dos momentos mais emocionantes que vivi no esporte, tomara que possamos criar mais memórias boas aqui”, disse Ana Patrícia.

“Ter enfrentado algumas das equipes no Sub-19 ajuda, sabemos um pouco de como jogam e da estratégia de alguns times internacionais. O objetivo é trazer novamente uma medalha, vamos nos dedicar ao máximo para representar bem o Brasil”, analisou Renato. “Conheci o nível técnico com a experiência que consegui em outros mundiais. Estamos preparados, realizamos ajustes no período de trabalho em Saquarema”, completou Adrielson.

TORNEIO FEMININO

Uma das principais concorrentes da dupla brasileira vem da Russia. Nadezda Makroguzova e Svetlana Kholomina, medalha de prata no Mundial Sub-21 do ano passado e recentemente campeãs do Campeonato Europeu Sub-22. As duas jogadoras também têm participado de torneios do Circuito Mundial com outras parceiras.

Tina Graudina e Anastasija Kravcenoka, da Letônia, começaram a jogar juntas em 2013 e têm sido muito regulares no Circuito Nacional. A duola venceu o Campeonato Europeu Sub-22 em 2016, mas ficou fora do Final Four em 2017.

As canadenses Megan McNamara e Nicole McNamara ficaram com a medalha de bronze em 2016 no Mundial 2016 e foram prata na Olimpíada da Juventude de 2014, mas não tem tido muita experiência a nível mundial.

As três melhores duplas do Campeonato Asiático Sub-21 de 2017 estarão presentes na chave principal do Mundial da categoria em Nanjing. O destaque fica por conta das tailandesas Pawarun Chanthawichai e Thatsarida Singchuea, que ganharam a medalha de ouro do torneio continental ao derrotar as japonesas Rieka Murakami and Hana Deguchi na final.

Rieka Murakami vai jogar em Nanjin com uma parceira diferente: Rinamary Kokubo, que vai jogar no Mundial o primeiro torneio dela no vôlei de praia.

A medalha de bronze no Campeonato Asiático Sub-21 foi conquistada por Maria Dwiningtyas e Vitria Rahayu, da Indonésia no único torneilo disputado por elas no ano. Elas venceram Loti Joe e Sherysyn Toko, de Vanuatu, na disputa pelo terceiro lugar.

Quatro representantes terá a China, país-sede do evento: Shuting Cao/Jinjin Zeng e Jiaxi Wang/Jing Wang entram na chave principal, enquanto Jiaqi Geng/Leying Jiang and Xindie Jin/Jie Dong disputam o qualifying.

TORNEIO MASCULINO

Os australianos Paul Burnett e Marcus Ferguson, da Austrália, são a dupla com mais sucesso recente entre os participantes. Eles foram campeões asiáticos sub-21 em março deste ano. Os tailandeses Jatoopon Saenyoot and Marudet Buntem, que ficaram com a prata no torneio continental, também vão estar na chave principal em Nanjing.

O alemão Julius Thile é um dos mais experientes jogadores na chave. Ele é o atual 21º. colocado do ranking mundial adulto jogando ao lado de Lorenz Schümann, mas no Mundial Sub-21 ele estará ao lado de Lukas Pfretzschner no primeiro torneio deles juntos na categoria.

Os suíços Florian Breer e Yves Haussener também chegam a Nanjing bem credenciados. Eles foram campeões mundial sub-19 em 2014 e ficaram com a prata no mesmo torneio em 2016.

O mexicano Josue Gastos Gaxiola Leyva foi medalha de bronze no Mundial Sub-21 de vôlei de praia do ano passado, mas ele vai jogar em Nanjing com outro parceiro: Jose Angel Cardenas Valdez.

Mees Blom e Ruben Penninga, da Holanda, tamném são candidatos ao título em Nanjing. Os dois jogaram duas etapas do Circuito Mundial adulto em 2017: em Kish Island e em Haia.

Kristaps Smits e Mihails Samoilovs, da Letônia, chegam com destaque a Nanjing depois de conquistar a medalha de bronze no Mundial Sub-19 de 2016. Mihails é irmão mais novo de Aleksandrs Samoilovs, que foi campeão mundial sub-21 em 2005 jogando ao lado do antigo parceiro Martins Plavins.

O brasileiro será representado por Renato, medalha de ouro no Mundial Sub-19 do ano passado, que vai jogar com Adrielson pela primeira vez em Nanjing.

A exemplo do feminino, a China terá quatro participantes, dos quais os mais fortes são Chuanyong Liu and Tingyang Yan.

TODOS OS CAMPEÕES MUNDIAIS SUB-21:

Masculino
2001 – França – Pedro Cunha/Anselmo (BRA)
2002 – Itália – Pablo Herrera/Raul Mesa (ESP)
2003 – França – Pedro Cunha/Pedro Solberg (BRA)
2004 – Portugal – Angel Amo/Inocencio Lario (ESP)
2005 – Brasil – Plavins/Samoilovs (LET)
2006 – Polônia – Bruno Schmidt/Pedro Solberg (BRA)
2007 – Itália – Giontella/Nicolai (ITA)
2008 – Inglaterra – Giontella/Nicolai (ITA)
2009 – Inglaterra – Kadziola/Szalankiewicz (POL)
2010 – Alanya – Garrett May/Sam Schachter (CAN)
2011 – Canadá – Popov/Samoday (UCR)
2012 – Canadá – Kantor/Losiak (POL)
2013 – Croácia – Allison/Guto (BRA)
2014 – Chipre – Michal Bryl/Kacper Kujawiak (POL)
2016 – Suíça – Arthur Lanci/George Souto (BRA)

Feminino
2001 – França – Shaylyn/Maria Clara (BRA)
2002 – Itália – Juliana/Taiana (BRA)
2003 – França – Morozova/Shiryaeva (RUS)
2004 – Portugal – Taiana/Carol (BRA)
2005 – Brasil – Carol/Camillinha (BRA)
2006 – Polônia – Carol/Bárbara Seixas (BRA)
2007 – Itália – Lili/Bárbara Seixas (BRA)
2008 – Inglaterra – Van Iersel/Remmers (HOL)
2009 – Inglaterra – Brzostek/Kolosinka (POL)
2010 – Alanya – Roenicke/Ross (EUA)
2011 – Canadá – Betchart/Heidrich (SUI)
2012 – Canadá – Betschart/Verge-Depre (SUI)
2013 – Croácia – Kociolek/Gruszczynska (POL)
2014 – Chipre – Sophie Bukovec/Tiadora Miric (CAN)
2016 – Suíça – Duda/Ana Patrícia (BRA)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia