Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas olímpicas levam em Cuiabá no masculino e no feminino

Garantidos em Tóquio, Alison e Álvaro Filho e Ana Patrícia e Rebecca levam etapa de Cuiabá do circuito nacional

Ana Patrícia e Rebecca campeãs da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
(William Lucas/Inovafoto/CBV)

As duplas Alison e Álvaro Filho, no masculino, e Ana Patrícia e Rebecca, no feminino, conquistaram na manhã deste domingo (27) as medalhas de ouro na etapa de Cuiabá, capital do Mato Grosso, do circuito brasileiro de vôlei de praia. Cada uma em seu naipe.

Alison e Álvaro Filho venceram na final André e George por 2 sets a 0 (21/19, 24/22). Já Ana Patrícia e Rebecca superaram na decisão Fernanda Berti e Bárbara Seixas por 2 a 1 (15/21, 21/15, 15/11), na arena montada ao lado do ginásio Aecim Tocantin.

O título na segunda etapa do circuito brasileiro coroou um mês perfeito, já que as duplas também foram confirmadas como representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ágatha/Duda e Evandro/Álvaro Filho são as outras duplas que vão para as Olimpíadas no ano que vem.

Alison e Álvaro Filho campeões da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
(William Lucas/Inovafoto/CBV)

“Estamos amadurecendo”

Foi a primeira vitória em um torneio nacional de Alison e Álvaro Filho, uma vez que eles passaram a jogar juntos em março desde ano, logo após o fim da temporada 2018/2019 de vôlei de praia aqui no Brasil.

“É muito legal ver o crescimento do nosso time. É um processo. Dentro do torneio, perdemos sets, perdemos um jogo, fomos para a chave dos perdedores. Hoje eles tiveram set point e nós tivemos paciência para reverter e isso é reflexo da nossa concentração. Temos um caminho longo ainda, mas estamos amadurecendo”, disse Alison, o Mamute, que já havia vencido em Cuiabá em 2012, ao lado de Emanuel, ano em que a dupla foi vice campeã olímpica em Londres.

A campanha de Alison e Álvaro Filho contou com cinco vitórias e uma derrota. Na final, bateram os campeões da primeira etapa da temporada 2019/2020, disputada em Vila Velha, no Espírito Santo, e do SuperPraia.

A medalha de bronze em Cuiabá ficou com Ricardo e Vitor Felipe, que superaram Oscar e Pedro Solberg por 2 a 0 (21/18, 21/19). Ricardo, com 44 anos, é o atual campeão brasileiro.

Alison e Álvaro Filho campeões da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
(William Lucas/Inovafoto/CBV)

Parceira dentro e fora de quadra

Ana Patrícia e Rebecca precisaram virar a final para colocar o ouro no peito enfrentando, além das rivais, o famoso calor cuiabano e também um pequeno problema muscular da bloqueadora.

“Tive a infelicidade de sofrer uma distensão da lombar e ficar sem poder treinar mais de uma semana, mas contei com a força de todos lá do nosso centro de treinamentos e acreditei que poderíamos fazer um grande resultado, e não foi diferente”, disse Ana Patrícia.

“Uma parceria é muito mais do que uma dupla dentro de quadra. É preciso conhecer bem seu parceiro para saber como lidar em situações difíceis, como a que tivemos no jogo de hoje. Isso faz a diferença, não basta ter bom relacionamento, é necessário entender como o outro atleta reage e o que ele precisa fazer para mudar o jogo. Essa afinidade dentro e fora de quadra nos favorece e acho que muitas vezes faz com que vençamos os jogos”, acrescentou.

A conquista fecha a temporada de Ana Patrícia e Rebecca, que não participarão da etapa de Ribeirão Preto em novembro. A dupla começou o ano mais cedo que as adversárias, disputando torneios no início de janeiro.

Ana Patrícia e Rebecca campeãs da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
(William Lucas/Inovafoto/CBV)

Em Cuiabá elas venceram os seis jogos para conquistar o sétimo título de etapa nacional de vôlei de praia, sendo seis no Circuito Brasileiro e um SuperPraia. A medalha de bronze ficou Tainá e Victoria, que superaram Carolina Horta e Ângela por 2 sets a 1 (21/15, 18/21, 11/15).

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Circuito brasileiro de vôlei de praia

O próximo desafio das duplas pelo Circuito Brasileiro 19/20 acontece de 20 a 24 de novembro em Ribeirão Preto (SP).

Depois mais quatro eventos serão realizados no primeiro semestre de 2020, nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ). O SuperPraia 2020, evento ‘Finals’, ocorre em Itapema (SC). A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha e Duda e André Stein e George.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia