Siga o OTD

Vôlei de Praia

Temporada da base começa nesta sexta-feira (15), em Fortaleza

Capital cearense recebe a primeira das três etapas do Circuito Brasileiro Sub-19. Duelos acontecerão neste final de semana

Divulgação/CBV

A temporada 2019 dos campeonatos de base do vôlei de praia brasileiro começa neste final de semana, em Fortaleza (CE). A capital cearense recebe a primeira das três etapas do Circuito Brasileiro Sub-19 no Aterro da Praia de Iracema, na altura da rua Barão de Aracati. Os duelos vão de sexta-feira (15.02) a domingo (17.02), com entrada franca à torcida.

A disputa também será uma prévia para a categoria adulta, já que Fortaleza também será palco do Circuito Brasileiro Open na próxima semana, de 20 a 24 de fevereiro, com diversos medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais em ação.

O Circuito Brasileiro Sub-19 conta com 16 times em cada gênero, divididos em quatro grupos com quatro duplas. Os 11 melhores estados no ranking de entradas e o estado-sede já têm vaga garantida à fase de grupos, enquanto outras quatro vagas são decididas na disputa do torneio classificatório, no primeiro dia (sexta-feira). A fase de grupos ocorre no formato ‘eliminatória dupla’.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam uma fase anterior, de repescagem (Round 1). As duplas que ficam em quarto lugar no grupo estão eliminadas na primeira fase. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

No naipe masculino, já estão classificados para a fase de grupos pelo ranking de entradas Fabrício/Tonny (MS), Misael/Bruno (SP), Gilson Souza/Julio (RN), Euller/Samuel (SC), Wudney/Allan (SE), Lucas/João Pedro (RJ), Thiego/Pablo (PB), João Vitor/Divino (DF), Hitchely/Mateus (AM), Luis/Alex (MG), Gabriel/Patrick (PR) e Diego/Pablo (CE). Outros 23 times brigam por quatro vagas no classificatório.

Entre as mulheres, os times classificados já na fase de grupos são Helena/Clara (SC), Renata/Ste (MS), Millena/Thainara (RN), Beatriz/Helena (BA), Maria/Emanuely (MG), Ágatha/Karol (SE), Rafaela/Manuela Niemeyer (RJ), Pamella/Giovana (PB), Camily/Thamiles (RO), May/Ana (PR), Isabella/Luana (SP) e Vitória/Adryele (CE) . O classificatório terá oito duplas disputando as quatro vagas em aberto.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia