Siga o OTD

Vôlei de Praia

Semifinais femininas são definidas em Vila Velha (ES)

As semifinais da terceira e última etapa do Circuito Brasileiro sub-19 de vôlei de praia da temporada 2018 foram definidos neste sábado (20.10), em Vila Velha. Foram realizadas 40 partidas na arena montada na Praia da Costa, com uma importante definição. O estado da Paraíba conseguiu uma das vagas na semifinal do torneio masculino e garantiu o título geral da temporada por antecipação, já que não pode mais ser alcançado.

As semifinais do torneio masculino, que ocorrem neste domingo (21.10), terão os paraibanos Pablo e Raphael enfrentando Johann e Lucas (RJ), enquanto do outro lado da chave, João/Gabriel (PR) encara Gabriel/João Pedro (RJ). As duas partidas acontecem às 9h20 (de Brasília). As disputas de bronze e ouro estão programadas para 11h do mesmo dia.

Entre os semifinalistas, apenas Gabriel e João Pedro (RJ) estão invictos com três vitórias. Os outros três times sofreram um revés na fase de grupos, mas se recuperaram na sequência. Mesmo que a Paraíba termine na quarta colocação em Vila Velha (ES), não seria alcançada pelos representantes do Rio de Janeiro, já que tem vantagem de 60 pontos.

No naipe feminino, a definição do título geral ficou para o último dia. As semifinais terão de um lado Duda/May (PR) contra Blenda/Thamela (ES), e de outro, Thainara/Milena (RN) contra Giovanna/Giovanna (RJ). As duas partidas ocorrem às 8h30 (de Brasília), e os jogos de bronze e ouro serão pouco depois, a partir das 10h10.

Assim como no masculino, apenas uma equipe chega à semifinal invicta. As capixabas Blenda e Thamela, que venceram os três jogos. As demais equipes perderam uma vez na fase de grupos e tiveram que fazer um jogo a mais, pela fase de repescagem.

No naipe feminino, a liderança do ranking atualmente é do Rio de Janeiro, que nas duas primeiras etapas da temporada – Maceió (AL) e Maringá (PR), respectivamente – conquistou uma prata e um ouro, somando 380 pontos. O Paraná aparece na cola, com 360 pontos. Para vencer, a dupla carioca precisa terminar uma posição acima das paranaenses.

Outros quatro jogos definirão as posições de 5º ao 12º tanto no torneio masculino, quanto no naipe feminino (veja link para a tabela completa abaixo). Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia