Siga o OTD

Vôlei

Brasil sofre com saque da Itália e perde na Liga das Nações

Técnico Renan muda time, começa com quatro titulares diferentes do duelo com a Sérvia, e Brasil cai diante da Itália na Liga das Nações

Depois de uma estreia proveitosa contra a Sérvia na Liga das Nações, a seleção masculina de vôlei foi derrotada, neste sábado, pela Itália por 3 a 2 (18/25, 25/19, 25/21, 24/26 e 15/8), em jogo válido pela segunda rodada da competição. Os italianos castigaram os brasileiros com o saque. Renan Dal Zotto mexeu bastante no time, trocando quatro titulares com relação ao jogo de sexta-feira.

+ CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA

A seleção até começou bem, mas, a partir do segundo set, começou a sofrer muito com o saque da Itália. Nelli, Zaytsev e Juantorena castigaram a linha de passe brasileira, principalmente nos momentos decisivos do terceiro set, quando anotaram seis pontos no quesito. No tie-break, outro show de saques italianos.

O jogo foi uma reedição da final olímpica, quando o Brasil venceu os italianos por 3 a 0. Dos 24 que estavam naquela decisão, 16 estavam escalados para o duelo deste sábado: dez pelo Brasil e seis pela Itália, que, para esta Liga, contou com os retornos de Juantorena e Zaytsev, que não jogaram pela seleção ano passado.
Renan começou uma equipe diferente do jogo contra a Sérvia. Se Maurício Borges, Bruninho e Lucão seguiram como titulares, o treinador optou por iniciar com Evandro (no lugar de Wallace), Douglas (Lipe), Thales (Murilo) e Isac (Maurício Souza).

A Liga das Nações está no calendário do vôlei pela primeira vez. Entrou no lugar da Liga Mundial, torneio anual que aconteceu de 1990 até ano passado, em que o Brasil levou o título nove vezes e a Itália oito. O formato é muito parecido com o dos últimos anos, e a fase final será em julho, na França.

No primeiro set, Evandro e Douglas, que não foram titulares no duelo contra a Sérvia, foram os destaques do Brasil, que dominou a parcial desde o começo. No fim, uma grata surpresa: Leozinho entrou para sacar e fez um belo ace, fechando 25/18.

No segundo set, a Itália voltou de outra forma. Acertando os saques, o time abriu no início 7 a 3 e fez 10 a 4 até Renan parar o jogo. Ali, Wallace e William entraram no lugar de Bruno e Evandro. Pouco adiantou, e o bloqueio italiano seguiu funcionando, abrindo 12 a 5. Novo tempo pedido por Renan.

A falta de entrosamento na linha de passe entre Douglas e Thales também atrapalhou, com os italianos abrindo ainda mais. Até Wallace, principal nome da seleção no jogo de ontem, foi bloqueado. Uma boa sequência de saques de Isac até recolocou o Brasil no set, trazendo o placar para 20 a 15, mas insuficiente para embalar a virada da seleção. No fim, 25/19.

No terceiro set, Bruninho e Evandro já estavam de volta ao time. Os ralis tomaram conta do jogo, com as equipes defendendo muito bem. A seleção venceu dois destes pontos longos e abriu 5 a 2. Mas aí, com 8 a 4, Juantorena foi para o saque, encaixou três serviços muito bons e logo a Itália empatou 8 a 8.
No 12 a 10, com mais um saque de Zaytsev, Renan colocou Lipe no lugar de Douglas. A bola foi direto em Lipe, que não conseguiu fazer a recepção, e os italianos abriram 13 a 10. Os dois times seguiram trocando pontos até o 18 a 16. Ali, Nelli encaixou três grandes saques e abriu 22 a 16 para os italianos. Placar de 25 a 21.

No quarto set, Maurício Souza, Wallace, Bruninho, Maurício Souza, Lucão e Lipe era o sexteto brasileiro, com Thales de líbero. Com boa atuação do bloqueio, a Itália chegou ao tempo técnico com 8 a 6. O passe brasileiro seguia devendo, e apesar de empatar o duelo em alguns momentos, o time verde-amarelo não conseguia passar à frente.

A Itália abriu 15 a 13 e o técnico Renan pediu tempo. A seleção seguia desorganizada, e os europeus mantinham a vantagem. Com três pontos seguidos, o Brasil voltou a encostar, 21 a 20, obrigando o treinador italiano a pedir tempo. No bloqueio de Lipe e Lucão, tudo ficou igual: 22 a 22 e, na sequência, o próprio Lipe aproveitou dois contra-ataques para colocar 24 a 22. Com um bloqueio de Maurício Souza, a seleção venceu por 26 a 24.

No tie-break, a Itália abriu 8 a 3, com destaque para os saques de Gianelli. William e Evandro entraram no lugar de Bruninho e Wallace. Não adiantou. No fim, 15/8.

Mais em Vôlei