Siga o OTD

Vela

Patrícia Freitas será a 1ª a competir na raia de Tóquio 2020

copa do mundo de rs:x
Foto: Jesus Renedo/ Sailing Energy

A brasileira Patrícia Freitas será a primeira a competir na raia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A velejadora disputa o Campeonato Mundial de RS:X na noite de domingo (17), a partir das 23h, devido ao fuso horário. A disputa acontecerá no Enoshima Yacht Harbor, que receberá as provas olímpicas em 2020.

A expectativa da previsão do tempo é de que um tufão garanta rajadas fortes nos dois primeiros dias de campeonato. Segundo Patrícia, durante os treinos os ventos ainda não estavam favoráveis.

“Deu para conhecer um pouco da raia nos dias de treino, mas ainda não é possível dizer muita coisa. O vento tem estado fraco, com ondas grandes no mar. Pelo que vi, a condição é variada, o vento vem de várias direções. Mas tem um tufão previsto para domingo e segunda-feira. A previsão está bem extrema”, disse Patrícia.

A velejadora ainda não faz projeções para Tóquio 2020. No entanto, ela chega ao Mundial embalada por bons resultados. Patrícia terminou no top 5 das três competições internacionais que disputou em 2017. O ápice foi a conquista da medalha de ouro na Final da World Cup, em Santander, na Espanha, o que deu à brasileira o título de campeã da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela em 2017.

Mundial de RS:X

O Mundial de RS:X tem 67 atletas na competição feminina e 111 no campeonato masculino. As regatas serão realizadas até o próximo dia 23.

“O campeonato vai ser bem competitivo. O nível está muito alto. Os principais velejadores vieram em massa. Vai ser legal de correr para testar a raia”, concluiu Patrícia.

A vela brasileira já tem um título mundial na classe RS:X, com Ricardo Winicki, o Bimba, em 2007, em Cascais (Portugal). Bimba também foi medalhista de prata no Mundial da antiga classe Mistral (2002 e 2005).

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vela