Siga o OTD

Triatlo

Na Missão Europa, Manoel Messias celebra volta ao trabalho

Melhor brasileiro no ranking mundial, triatleta exaltou oportunidade em Portugal e foca no retorno às competições

Manoel Messias - Triatlo - Missão Europa - Pandemia de coronavírus
Manoel é o 45º colocado do ranking mundial (Instagram/manomessiastri)

Seis atletas brasileiros do triatlo chegaram a Portugal nesta semana para se integrarem à Missão Europa. Um deles é Manoel Messias, o melhor atleta do país no ranking mundial da categoria (45º). Ele celebrou a possibilidade de retomar as atividades depois de meses de trabalho adaptado por causa da pandemia de coronavírus.

“Já conhecemos bastante esse CT. É um espaço muito bom, que atende perfeitamente às nossas necessidades de treinamento. Estava sem piscina para treinar também, então vai ser bom voltar aos trabalhos”, celebrou o atleta à “Agência Brasil”.

Competições

Além disso, Manoel Messias destacou o fato de estar mais próximo fisicamente dos locais onde deverão acontecer as primeiras competições pós pandemia de coronavírus.

+A um ano da prova, Messias está perto da vaga no triatlo masculino

“A modalidade tem um circuito de competições praticamente todo focado na Europa. Então, em uma temporada normal, estaríamos por lá mesmo nessa época”, explicou Manoel.

Estão previstas duas competições para setembro: a etapa do Mundial em Hamburgo (Alemanha), no dia 5, e a etapa da Copa do Mundo na República Tcheca, no dia 13.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Essa é a previsão. Por isso estamos aqui em Portugal treinando. Mas é claro que tudo pode mudar. Várias competições estão sendo canceladas a todo momento. Essa indefinição toda sempre atrapalha. Calendário é definido com uma antecedência bem grande. Mas, em termos de pontos e classificação olímpica, fiz um período inicial muito bom, e estou bem encaminhado”, concluiu Manoel Messias.

Classificação para Tóquio

O sistema classificatório do triatlo para os Jogos de Tóquio é complexo. Inicialmente, cada país tem a possibilidade de colocar no máximo dois por gênero para a disputa olímpica. Somente as primeiras equipes classificadas no ranking mundial têm a possibilidade de levar três atletas masculinos e/ou femininos.

Além disso, para um país conquistar uma vaga deve ter um atleta aproximadamente entre os 60 primeiros do ranking olímpico. Manoel Messias é o 45º colocado, enquanto Kauê Willy (129º), Miguel Hidalgo (150º) e Djenyfer Arnold (117ª) completam a equipe do triatlo na Missão Europa.

No feminino, o Brasil tem uma dupla praticamente classificada para os Jogos de Tóquio: Vittória Lopes (23ª do ranking mundial) e Luisa Baptista (33ª do ranking mundial). As duas também estão treinando na Missão Europa.

Mais em Triatlo