Siga o OTD

Tênis de Mesa

Seleção Paulista é campeã no masculino e no feminino no Brasileiro de tênis de mesa

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Verão de tênis de mesa foi dominado por São Paulo na principal categoria da competição, a Absoluto A, tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, os paulistas derrotaram Amazonas na final, enquanto no feminino a decisão foi entre duas equipes do mesmo Estado.

No masculino, a equipe paulista, representada por Eric Mancini, Lidney Castro, Emerson Maeda e Isaac Zauli, bateu o time amazonense  – defendido por Israel Barreto, Mario Costa e Vivaldo Oliveira – por 3 jogos a 0 e ficou com o título.

O primeiro confronto foi entre Mancini e Israel. O representante de São Paulo superou o amazonense por 3 sets a 1, com parciais de 11/4, 9/ 11, 12/10 e 11/9. O segundo jogo individual foi entre Lidney e Mario. E a vitória foi para São Paulo mais uma vez: 3 a 0, parciais de 11/4, 11/3 e 11/8.

Na partida das duplas, Maeda e Zauli enfrentaram a parceria Mario e Vivaldo e eles venceram por 3 sets a 1, com parciais de 11/3, 9/11, 11/5 e 11/2.

Acostumada com finais no torneio das seleções estaduais, São Paulo já entrou como favorita na competição. Para Isaac Zauli, isso só ajudou ainda mais a equipe na busca pelo título.

“A equipe é muito experiente e, por isso, acho que esse retrospecto positivo nos deu confiança. Essa pressão acabou nos motivando mais a jogar bem e a ter vontade de vencer. O favoritismo foi bom para nós”, disse.

As medalhas de bronze ficaram com os estados de Goiás – representado por Valdinei Medeiros, Allan Sarmento e Helio Cordeiro – e Santa Catarina – Guilherme Volpato, Jean Carlos Streit, Guilherme Gomes e Gilmar Aleixo.

No feminino, pela junção das categorias Absoluto A e Juventude na competição, São Paulo foi representado por duas equipes, e essas fizeram a decisão. Melhor para a equipe “Absoluto” que ficou com o título ao bater o “Juventude” por 3 jogos a 2.

O time que foi medalhista de ouro foi representado por Kátia Kawai, Marina Michelin, Isabela Cassemiro e Thainá Gava, já o de prata foi defendido por Maiza Santos, Jéssica Iseri e Gabriella Kodama.

Como todas são do mesmo estado e costumam se encontrar em competições, as sete finalistas se conheciam bastante. Para Marina, esse foi um dos motivos de o placar ter sido tão apertado.

“Foi difícil enfrentar as meninas que também são do nosso estado. Eu, por exemplo, jogava bastante contra elas, até mesmo por ser juventude até o ano passado e, por isso, a gente acaba aprendendo o estilo de jogo de cada uma”, disse, que completou:

“Às vezes, ficamos um tempo sem jogar contra elas, aí sempre mudam alguma coisa e se aprimoram cada vez mais. A Maiza é uma atleta que melhorou bastante e o estilo dela está bem diferente do que eu conhecia. Essas coisas dificultaram o jogo”.

Das quatro medalhistas de ouro, apenas Kátia Kawai não defende o APTM Piracicaba – SP. A atleta, que joga pelo São Caetano/ SEEST/ XIOM – SP, fez questão de dizer como foi a experiência de jogar com as mesatenistas do clube de Piracicaba.

“Foi muito bom atuar ao lado delas. Me senti muito bem acolhida”, disse Kátia.

A medalha de bronze ficou com dois estados do Sul: Santa Catarina (Maira Ranzeiro, Tainá Silva, Gessica Lopes e Jessica Santos) e Paraná (Luciana Morimoto e Glaucia Sakakima).

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa