Siga o OTD

Tênis de Mesa

Em duelo de gerações, Concórdia bate Palmeiras e fica com título Brasileiro

A final por equipes de clubes do Absoluto A masculino do Campeonato Brasileiro de Verão movimentou o Pavilhão 4 do EFAPI, em Chapecó (SC). Com a participação de Cazuo Matsumoto e Hugo Hoyama – dois que estiveram na Rio 2016, o primeiro como integrante da seleção masculina e o segundo como técnico da seleção feminina – as arquibancadas ficaram lotadas e a galera se empolgou. O FME-Concórdia (Cazuo, Danilo Toma, Ademir Silva e Giuliano Peixoto) acabou levando a melhor sobre o São Bernardo/ASA/Palmeiras (Hoyama, Hideo Yamamoto e William Kumagai) ao vencer por 3 a 0 e garantir o ouro.
O primeiro confronto da decisão foi justamente entre Cazuo e Hugo Hoyama. Em jogo em que ambos mostraram muita habilidade, Cazuo conseguiu a vitória por 3 sets a 1, com parciais de 11/7; 11/2; 9/11 e 13/11. Logo depois foi a vez a Danilo Toma encarar Hideo Yamamoto e o duelo, novamente, teve grandes momentos. Toma acabou triunfando por 3 sets a 1 (8/11; 11/8; 11/9 e 11/9).
No jogo que poderia decidir o título a favor do Concórdia, a dupla escolhida foi Cazuo e Danilo Toma, que teve pela frente Hideo e Kumagai. Melhor para Concórdia, que venceu por 3 sets a 1 (5/11; 11/6; 11/6 e 12/10), fechando a partida em 3 a 0 e assegurou o lugar mais alto do pódio.
“Enfrentar o Hugo é uma satisfação enorme. Já joguei contra ele algumas vezes, desde que eu tenho 15 anos (risos). Lembro que a primeira vez foi fora de série. Hoje, foi um jogo mais tranquilo, já foi meu parceiro de equipe em clube e seleção… Quase um amistoso entre amigos, né?”, disse Cazuo, que completou:
“Todo título é importante, com certeza. Tenho jogo nesta sexta, pelo Absoluto A, e depois o Circuito das Estrelas, então, essa competição por equipes foi legal também para que entre bem nesses outros torneios”.
Para Hugo Hoyama, a equipe do São Bernardo/ASA/Palmeiras atingiu o objetivo inicial que era estar entre os primeiros colocados da competição.
“Foi bem legal, em um torneio desse, chegarmos à final. Atingimos o objetivo que era o de chegar ao pódio. O jogo com Cazuo era mais eu pregado. Fizeram eu jogar mais do que deveria (risos), mas foi bem legal. Fomos quietinhos, pelos cantos. Sabíamos que seria difícil, principalmente contra Manaus. Ali era o nosso jogo-chave, mas todo mundo deu sangue e jogou concentrado”, lembrou.
O técnico da seleção brasileira feminina, com bom humor, ainda brincou com a idade e forma física dele e dos companheiros de equipe: “Experiência, peso… Tudo pesou bastante para o nosso time (risos)”. São Caetano/ SEEST / XIOM – SP e Associação Itajaiense- SC completaram o pódio do Absoluto A masculino.

No Absoluto A feminino, FME-Concórdia – SC e APTM Piracicaba – SP se enfrentaram na final. O time catarinense, representado por Lígia Silva, Carina Murashige, Karem Jacomel e Priscila Salvador, se saiu melhor e ficou com o título ao bater o clube paulista, que contava com Livia Gomes, Marina Michelin, Nathalia Barreira e Thainá Gava, por 3 jogos a 0.

A primeira partida foi entre Lígia e Marina. A atleta de Concórdia bateu sua adversária por 3 sets a 0 (11/2, 11/6 e 11/2). Logo depois, Carina encarou Livia e a superou por 3 a 2, com parciais de 11/8, 9/11, 11/6, 8/11 e 11/9. Nas duplas, a equipe catarinense derrotou as mesatenistas de Piracicaba por 3 a 0.

Campeã, Carina destaca o entrosamento como um dos motivos para o título ter ficado em Santa Catarina. “A gente confia muito uma nas outras, sabe como a outra joga, pelo olhar a gente já se entende. E a sintonia é também nas partidas individuais. Uma sempre ajuda a que está na mesa. Pelo fato de termos esse entrosamento, acho que a gente fica muito mais forte e conseguimos colocar um pouquinho de pressão nas adversárias (risos)”, disse.

Carina ainda destacou a importância que foi ter ganho um título logo no início da competição e falou sobre as suas chances no individual. “Super importante (conquistar o ouro). Estou muito animada para jogar o individual da minha categoria. Estou super ansiosa porque acho que tenho grandes chances. Espero conseguir jogar como joguei por equipes e espero poder chegar com Ligia no pódio”, afirmou.

As medalhas de bronze ficaram com a equipe da Associação Itajaiense – SC (Maira Ranzeiro, Jessica Prates e Suellen Batista) e São Caetano/SEEST/XIOM – SP (Vitória Ucima, Fernanda Kodama e Giovanna Tsumura).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa