Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo é campeão de duplas em Miami e sobe para segundo no ranking mundial

Marcelo Melo e Lukasz Kubot conquistaram nesse sábado o título do Aberto de Miami 2017 ao derrotar na final os americanos Nicholas Monroe e Jack Sock por 2 a 0 com parciais de 7/5 e 6/3. Com a conquista, o brasileiro subiu de nono para segundo no ranking de duplas da ATP.

Diferentemente da semifinal, a decisão foi equilibrada, tendo no primeiro set, as duplas confirmando os seus games até a parte final, quando Kubot, salvou dois break points e a dupla do brasileiro soube aproveitar as oportunidades para fechar o set. No segundo, empurrado pela torcida brasileira, a dupla soube ter paciência para chegar ao título.

Para chegar à final, Marcelo Melo e Lukasz Kubot atropelaram na quinta-feira o americano Brian Baker e o canadense Daniel Nestor na semifinal do Miami Open 2017 e garantiram a classificação para a decisão do torneio de duplas. A parceria formada pelo brasileiro e pelo polonês dominou o jogo todo e chegou à vitória em dois sets com parciais de 6/3 e 6/4. É a segunda final seguida da parceria, que foi vice-campeã do Master 1000 de Indian Wells.

Jogo muito mais complicado, Marcelo Melo e Lukasz Kubot tiveram na quartas- de-final contra o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, que saíram na frente ao vencer o primeiro set por 6/3. Melo e Kubot reagiram e devolveram o mesmo placar no segundo. No match tie-break, deram a pinta de que venceriam com tranquilidade ao abrir 9 a 3. Mas Soares e Murray marcaram cinco pontos seguidos e encostaram em 9 a 8, mas acabaram tomando o último ponto e deixando a quadra em Miami derrotados.

Antes do confronto contra Bruno Soares e Jamie Murray, Marcelo Melo e Lukasz Kubot derrotaram na primeira rodada Marcelo Demoliner e o neozelandês Marcus Daniell por 2/6, 7/6 (7-0) e 10-7 na estreia e depois fizeram uma partida emocionante contra o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau. Eles venceram o primeiro set por 6/4, mas perderam o segundo por 6/3. No match tie-break, a vitória veio num apertadíssimo 11/9 em 1h34 de partida.

Já Bruno Soares e Jamie Murray eliminaram na estreia o bielorrusso Max Mirnyi e o filipino Treat Huey por 6/4 e 6/3 em uma partida que durou somente 68 minutos. Depois, derrotaram o português João Sousa e o italiano Paolo Lorenzi com muita tranquilidade por 6/0 e 6/3.

No torneio de simples, Thomaz Bellucci, que estreou no Miami Open 2017 com vitória sobre o francês de 36 anos Stephane Robert com parciais de 7/6 (7-5) e 6/2, foi eliminado na segunda rodada pelo americano John Isner por 6/4 e 7/6 (7-5 no tiebreak).

Também foram eliminados Thiago Monteiro, que foi derrotado na primeira rodada de simples pelo sérvio Viktor Troicki, 38o. do ranking mundial, de virada, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/1, Rogério Dutra Silva, que caiu na segunda rodada do qualifying para o americano Christian Harrisson por 6/2 e 7/5, e  João Souza, que perdeu no primeiro jogo do classificatório para Benjamin Becker, da Alemanha, por 6/4, 6/7 (8) e 7/5.

No feminino, a paulista Beatriz Haddad Maia foi superada, na madrugada deste sábado, pela norte-americana Venus Williams, por 6/4 e 6/3, em partida válida pela segunda rodada do Miami Open 2017.

A tenista número 1 do Brasil e 166o. do mundo teve uma boa atuação frente a ex-número 1 do mundo e tricampeã de Miami. “Tive chances no primeiro set. Ela não estava sacando bem e eu acabei não conseguindo quebrar o serviço dela para passar à frente e isso fez a diferença”, analisou Bia.

Apesar da derrota, a partida contra Venus, Bia vai levar como aprendizado: “Para mim foi uma experiência muito boa. Jogar em uma quadra grande e contra uma jogadora como a Venus, foi incrível. Saio da quadra feliz, com a certeza de que estou no caminho certo”.

Foi a segunda partida da brasileira no Miami Open 2017. Em sua estreia, na terça-feira, Bia vencia a partida contra a ucraniana Lesia Tsurenko, por 3/2, quando a adversária desistiu da partida sentindo dores na coxa esquerda.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis