Siga o OTD

Tênis

Melo perde liderança do ranking de duplas para parceiro Kubot

João Pires / Fotojump

 Marcelo Melo e Lukasz Kubot possuem o mesmo número de pontos, mas o brasileiro jogou um torneio a mais

Marcelo Melo passou a ocupar a segunda colocação no ranking mundial individual de duplas da ATP. Na atualização desta segunda-feira (30), Melo e seu parceiro, Lukasz Kubot – que estavam empatados na liderança – continuam somando o mesmo número de pontos – 7.870. Mas, pelo primeiro critério de desempate – número de torneios disputados ao longo de 52 semanas -, Kubot ocupa agora o primeiro lugar isolado, seguido por Marcelo, que tem uma competição a mais – 24 contra 23 do polonês.

Mesmo assim, o mineiro é recordista do Brasil em número de semanas como número 1 do mundo – 56 até a semana passada.

A dupla aparece à frente do croata Mate Pavic, em terceiro, com 6.880 pontos. O austríaco Oliver Marach ocupa o quarto lugar, com 6.830. Os irmãos Bryan – Bob e Mike – empatam em quinto, com 6.570 pontos.

Melo e Kubot estão na Alemanha. Nesta semana disputam, como cabeças de chave número 1, o ATP 250 de Munique. A estreia da dupla será nesta terça-feira (1) diante dos argentinos Maximo Gonzalez e Diego Schwartzman, em partida válida pela primeira rodada, abrindo a programação da quadra 2, às 6h (horário de Brasília). Eles já enfrentaram e venceram Schwartzman este ano, na estreia do ATP 500 de Barcelona, na semana passada, mas o argentino estava ao lado do russo Karen Khachanov.

Será o terceiro torneio da temporada europeia em quadras de saibro de Melo e Kubot. A sequência conta, ainda, com os os Masters 1000 de Madri, na Espanha, e Roma, na Itália, até chegar a Paris, na França, no final de maio, para o segundo Grand Slam do ano, Roland Garros.

Em 2018, até agora, foram 16 jogos e 10 vitórias – quatro em Sidney, com o título do ATP 250, três no Australian Open, em Melbourne, ambos na Austrália, uma no ATP 500 de Roterdã, na Holanda, uma no Rio Open, no Rio de Janeiro, e uma no ATP 500 de Barcelona.

Também neste ano, Melo passou a ser o tenista brasileiro com maior número de semanas no topo do ranking – 56 – e, também, o recordista brasileiro em número de títulos da ATP, com 29. Desde que voltou ao primeiro lugar do mundo, em novembro, encerrando 2017 como número 1, ficou 30 semanas como líder (13 no ano passado e 17 em 2018). Antes, ele ocupou a liderança pela primeira vez em 2015, por 22 semanas, também virando o ano na frente, e voltou ao primeiro lugar por mais quatro semanas a partir de maio de 2016. Em março foi eleito atleta do ano pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

Mais em Tênis