Siga o OTD

Tênis

Brasileirão infantojuvenil reúne quase 800 atletas em Uberlândia

Os atletas mais bem ranqueados do país nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos competem entre os dias 15 e 19 de julho

Campeonato Brasileiro de tênis infantojuvenil
Luiz Candido/Divulgação

A maior competição de tênis infantojuvenil do país começa nesta segunda-feira (15). O Campeonato Brasileiro de Tênis 2019, o Brasileirão, tem 790 atletas inscritos para participarem das competições que vão de 15 a 28 de julho no Praia Clube, em Uberlândia (MG). Durante o evento também será disputada a Copa das Federações, tradicional torneio em que os Estados se enfrentam numa competição por equipes.

Os atletas mais bem ranqueados do país nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos competem já a partir desta segunda-feira. Entre os dias 15 e 19 será disputada a chave G1, seguida pela Copa das Federações entre 20 e 23 de julho. A disputa da chave GA (a de maior graduação) começa no dia 24 e vai até o dia 28.

O Campeonato Brasileiro de Tênis é importante para os tenistas, que têm a chance de somar pontos em uma “etapa bônus” para o ranking nacional. Além disso, os vencedores de cada categoria são considerados os Campeões Brasileiros do ano no tênis infantojuvenil.

O ranking da CBT considera os quatro melhores resultados dos tenistas no primeiro semestre do ano e os quatro melhores resultados no segundo semestre em competições de tênis infantojuvenil.

A pontuação do Brasileirão, no entanto, é um extra, assim como eventuais participações em Campeonatos Sul-Americanos e em Mundiais representando o Brasil.

Copa das Federações

A Copa das Federações é um torneio nos moldes da Copa Davis e da Fed Cup, em que os Estados se enfrentam em uma competição por equipes. A competição também vale pontuação extra para o ranking nacional, contudo a escolha dos atletas para competir em cada categoria fica a cargo das respectivas Federações.

No ano passado, São Paulo foi o grande campeão, chegando ao 13º título da Copa das Federações. O título foi decidido no match tie-break do último confronto, deixando os paulista com 104 pontos, apenas dois à frente do Rio Grande do Sul.

“O Brasileirão e a Copa Das Federações são os mais tradicionais torneios do calendário nacional de tênis infantojuvenil. Tive o privilégio de ter participado na minha juventude, quando eram realizados em Brasília. Fico feliz que possamos dar continuidade com uma quantidade expressiva de participantes, crescendo ano a ano em número e qualidade. As federações e tenistas estão de parabéns. Agradeço ainda ao importante apoio da Federação Mineira de Tênis e do Praia Clube de Uberlândia”, destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Brasileiro de tênis infantojuvenil

G1 – 15 a 19 de julho
Copa das Federações – 20 a 23 de julho
GA – 24 a 28 de julho
Tennis Kids – 25 a 28 de julho

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis