Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina vence Mick Fanning e avança à semi em J-Bay

O brasileiro Gabriel Medina venceu o australiano Mick Fanning e garantiu uma vaga nas semifinais da quarta fase da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, do Mundial de Surfe. A disputa teve que ser interrompida de novo nesta quarta-feira (19) quando um tubarão apareceu na linha de partida dos competidores, mas atletas e funcionários ficaram a salvo.

Esta foi a segunda vez que um tubarão “invadiu” a disputa em J-Bay (veja aqui). Depois de cerca de meia hora de paralisação, a competição foi retomada.

“Estou realmente aliviado que nos tiraram da água rapidamente, mas me senti seguro lá fora com os jet-skies, barco, drones e o avião, então não foi tão assustador”, disse Mick Fanning, que não conseguiu sair da “combination” aplicada pelo brasileiro antes da paralisação da bateria. “Tivemos um início de bateria meio devagar e cometi alguns erros, mas o Gabe (Medina) está surfando muito bem, então foi uma bateria difícil. Contudo, foi um campeonato incrível, acho que um dos melhores, com vários tubos perfeitos e notas 10”

O campeão mundial de 2014 superou Fanning por 17.40 a 11.33. O brasileiro conseguiu bons resultados nas duas ondas, com pontuações de 8.50 e 8.90. Seu adversário, no entanto, ficou com 5.83 e 5.50. Veja a vitória de Gabriel Medina no vídeo acima.

O também brasileiro Filipe Toledo enfrenta o sul-africano Jordy Smith ainda nesta quarta (19).

“O vento estava realmente perfeito para os aéreos e eu gosto muito de usar esse tipo de manobra sempre quando as condições permitem”, disse Filipe Toledo. “Fica mais difícil surfar quando o vento aqui é assim, então eu decidi ir para os aéreos e acho que a escolha foi acertada, funcionou muito bem. As ondas estão bombando hoje (quarta-feira) de novo e a bateria foi bem legal, então já estou pronto e preparado para as quartas de final”.

Semifinais

Medina enfrentará o português Frederico Moraes nas semifinais. Ele venceu o havaiano John John Florence com impressionantes 19.77 pontos. O português chegou muito perto de uma nota 10 na primeira onda e garantiu a pontuação perfeita na segunda.

“As ondas estão bombando e tivemos uma pequena aventura lá fora com o tubarão, mas foi tudo bem e ficamos seguros”, disse Frederico Morais, que vai fazer uma semifinal luso-brasileira com Gabriel Medina. “É sempre difícil surfar contra o John John (Florence). Ele me colocou nas cordas até o último minuto, mas eu tinha a prioridade (de escolha da onda) e soube usa-la muito bem. Eu adoro um desafio e essa bateria foi assim. Foi a minha primeira nota 10 no CT e conseguir isso num dia como hoje, contra o John John, é fantástico”.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Surfe