Siga o OTD

Surfe

Brasileiros são eliminados no Round 4 do Mundial da ISA

A equipe brasileira encerrou sua participação no ISA World Surfing Games, em Biarritz (FRA), neste sábado, 27/5. Elivelton Santos e Wesley Dantas pegaram pela frente uma bateria muito dura, que contava com o também brasileiro Pedro Henrique, correndo por Portugal, além do mexicano Jhony Corzo, e acabaram eliminados no round 4 da competição. ​Ainda pelo 3​, Raoni Monteiro também não conseguiu ter o mesmo desempenho de outras etapas e ficou em quarto na sua bateria, deixando a disputa. ​Na véspera, o integrante do WCT Ian Gouveia já havia caído no ​r​ound 3.

“Foi uma pena não termos avançado. Nosso time, principalmente no masculino, estava entre os melhores da competição, mas campeonato de surfe às vezes é imprevisível. Uma hora ruim do mar, aquela onda que falta. Isso tudo pode determinar uma vitória ou uma derrota”, avaliou Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

A primeira bateria do ​r​ound 3 deste sábado foi logo uma das mais esperadas, já que contava com Elivelton Santos, Wesley Dantas, Pedro Henrique (POR) e Jhony Corzo (MEX). Porém, os dois representantes do time brasileiro acabaram superados pelos outros surfistas e não conseguiram avançar na competição. Wesley somou 8.73, na terceira posição da bateria, e Elivelton obteve um total de 8.60, em quarto. O vencedor foi Pedro Henrique, com 11.87, seguido por Jhony Corzo (11.26).

Antes disso, pelo ​r​ound 3, Raoni Monteiro não conseguiu ter o mesmo desempenho que garantiu a primeira colocação em sua bateria do ​r​ound 2 – quando superou o francês integrante do WCT Jeremy Flores – e também deixou a disputa. O surfista de Saquarema (RJ) somou 8.14, ficando atrás de Israel Barona (ECU), com 8.87, Miguel Blanco (POR), com 11.27, e Jonas Bachan (AUT), com 12.14.

Com a participação de 39 países, o ISA Games é a primeira competição oficial reconhecida pelo COI, no ciclo olímpico para Tóquio 2020. Um acordo entre ISA e a World Surf League, que comanda a modalidade no no âmbito profissional, permite que os surfistas profissionais participem dos eventos “olímpicos”.

Mais em Surfe