Siga o OTD

Natação

Natação brasileira começa luta pelas escassas oito vagas para o Mundial de 2017

O Campeonato Brasileiro Sênior de Natação – Troféu Daltely Guimarães – e o Torneio Open 2016 deram a largada na busca de índices para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste/HUN, ano que vem. A primeira etapa começou com o Daltely, na manhã desta quarta-feira, 23/11, selecionando os oito melhores que disputarão a mesmas provas no Open, na parte da tarde, a partir das 17h30.

Por conta da crise vivida pela CBDA, serão convocados para o Mundial apenas os oito melhores índices técnicos no geral, entre provas olímpicas nas competições aprovadas pela Federação Internacional: Troféu Daltely Guimarães e o Torneio Open 2016; e o Troféu Maria Lenk 2017. A redução no número de convocados, segundo o boletim que divulgou os critérios, deve-se a indefinição dos recursos com que a entidade contará no próximo ano.

Na primeira etapa do Campeonato Brasileiro sênior de natação, Daynara de Paula (26s86) e Etiene Medeiros (27s30), foram ouro e prata nos 50m borboleta. Thais Xavier (27s60), do Fluminense ficou com o bronze. Entre os homens, Henrique Martins (23s52), do Minas Tênis; Leonardo Schilling (24s00), do Marista, e Pedro Vieira (24s11), do Corinthians formaram o pódio.

Daynara e Etiene, ambas atletas que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016, estão terminando uma temporada agitada.

– Foi bom. Gostei do meu resultado para o primeiro dia. Para terminar o ano eu queria dar o meu melhor. Ainda não foi, mas está próximo. À noite vou tentar melhorar a minha marca – disse Daynara.

Etiene, velocista que disputa várias provas, também está na reta final de 2016.

– Esta competição está servindo como preparação mesmo. Estou focando nas provas, já que não estou treinando. Serve como uma motivação para o Mundial. Devo cair na água sete vezes e também busco sempre os melhores pontos para o Sesi e dar uma força para as meninas – disse Etiene.

Os 200m costas do Campeonato Brasileiro Sênior de natação tiveram Leonardo de Deus (1m58s39) e Gabriela Mello (2m16s10), ambos do Corinthians, no pódio de ouro das provas masculina e feminina.

– Eu senti o reflexo da temporada, mas a gente está aí para tentar o máximo. Foram muitos altos e baixos. Já saíram os critérios para o Mundial do ano que vem e uma prova que eu acho que dá pra brigar são os 200m borboleta, que é na última etapa. Então vou tentar descansar tudo o que eu puder pra nadar melhor o sábado. Fizemos agora uma preparação para o Mundial (em piscina curta, em dezembro). Este é o objetivo principal, mas fizemos tudo o que foi possível para vir para este Open competitivo – explicou Leo.

O Corinthians fez também o degrau de prata tanto na disputa masculina quanto na feminina do Campeonato Brasileiro sênior de natação com Brandonn Pierry (2m01s40) e Natália de Luccas (2m17s42). O bronze foi para Fábio Santi (2m01s54), do Pinheiros, e Marina Nascimento (2m20s79), da Unisanta.

Nas séries mais fracas dos 800m livre feminino Marina Zanetti, do Sesi, foi o melhor tempo (9m26s52). Luiz Barros, do Grêmio Náutico União, liderou os 1500m livre, com 15m44s25. As séries com tempos mais baixos são disputadas no Torneio Open, a noite.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação