Siga o OTD

Natação

Brasil terá 24 atletas no Mundial e 36 no Pan-Americano de Lima

As equipes que participarão das duas competições serão as maiores de todo o ciclo olímpico de Tóquio 2020

Confira o resumo do esporte olímpico no fim de semana

Mesmo após o fim do patrocínio dos Correios, que aconteceu no fim de janeiro de 2019, a Seleção Brasileira de natação terá um aumento de participantes nas competições internacionais. O COB, Comitê Olímpico Brasileiro, e a CBDA, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, definiram que o Brasil terá 24 representantes no Mundial de piscina longa da Coréia do Sul, e 36 nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Levando em conta o número de vagas definidas para a participação do Brasil nas duas maiores competições de 2019, o país terá a sua maior equipe que a natação brasileira levará para uma competição desse porte desde a Olimpíada de 2016. Nos jogos que aconteceram no Rio de Janeiro, o país teve 33 representantes, no Mundial de 2017, quando a CBDA passava por sérios problemas financeiros, foram 16 nadadores.

Para a definição dos nomes classificados para as duas competições, os nadadores terão um único torneio classificatório. O Troféu Maria Lenk, que acontece entre os dias 16 e 21 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, na cidade do Rio de Janeiro, definirá os 24 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial de Piscina longa na Coréia do Sul, que acontece em julho.

Além desses 24 atletas, os outros 12, que completam os 36 nomes que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, serão definidos de acordo com critérios técnicos cumpridos na seletiva do Maria Lenk, em abril.

 

Mais em Natação