Siga o OTD

Levantamento de Peso

Serafim Veli vence o Grupo B e termina em 13º no Mundial

Halterofilista naturalizado bate o recorde brasileiro do arranco e vence o Grupo B no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso

Reprodução/Instagram

O albanês naturalizado brasileiro, Serafim Veli, obteve o melhor resultado do país até então no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso. A competição está acontecendo em Ashgabat, no Turcomenistão. O atleta foi para a disputa nesta quarta-feira (7) na categoria 96kg. No total, Serafim levantou 370 kg e ficou em primeiro colocado no Grupo B.

Com isso, teve que esperar a competição do Grupo A para conhecer a sua classificação final. Como o Grupo A é composto pelos atletas com as melhores marcas de entrada, todos superaram os 370 kg, deixando Serafim com a 13ª colocação no geral.

É o melhor até então, já que Luana Madeira terminou sem classificação e Rosane dos Santos Reis na 16ª colocação.

No arranco, Serafim levantou 170 kg na terceira tentativa e estabeleceu o novo recorde brasileiro da categoria. Antes, já havia levantado 160 e 166 kg na primeira e segunda tentativas, respectivamente. Além dele, apenas o ucraniano Volodymyr Hoza alcançou a mesma marca.

Já no arremesso, Serafim teve sucesso ao erguer 200 kg na segunda tentativa, mas falhou na terceira, quando tentou 202 kg. Nesta fase, foi superado pelo turco Ibrahim Arat e o venezuelano Jeyson Alonso Arias, que conseguiram 201 kg. No entanto, no total os 370 kg de Serafim foram imbatíveis no grupo e 7 kg acima do segundo colocado.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Levantamento de Peso