Siga o OTD

Laguna Olímpico

Coronavírus deixa cerimônia da tocha sem público na Grécia

Comitê Olímpico Helênico anunciou que acendimento da chama olímpica terá apenas 100 convidados credenciados

Chama olímpica acesa ensaio Templo de Olimpia
Sacerdotisa do Templo de Olimpia durante ensaio para acendimento da chama olímpica (Foto: Comitê Olímpico Helenico)

O Coronavírus continua causando um impacto considerável no esporte mundial. Nesta segunda-feira (9), o Comitê Olímpico Helênico, da Grécia, anunciou que a cerimônia de acendimento da chama olímpica da Olimpíada de Tóquio-2020 não terá a presença de público. Confirmou-se assim o temor que o blog já havia registrado em fevereiro, quando falou-se da possibilidade do surto do Coronavírus atrapalhar a cerimônia.

“Hoje, o Comitê Olímpico Helênico (HOC) anunciou que a Cerimônia de Iluminação da Chama Olímpica ocorrerá sem a presença de espectadores. Cem convidados credenciados do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 participarão. Tóquio 2020 agradece os esforços de todas as partes envolvidas para garantir que a Cerimônia ocorra, levando em consideração as mais recentes contra medidas do governo helênico contra o COVID-19”, diz parte do texto do comunicado emitido nesta segunda-feira.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Em fevereiro, quando a crise causada pelo vírus ainda não tinha alcançado fortes proporções na Europa, Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, confirmou que foram feitas consultas às autoridades de saúde gregas sobre o risco que o Coronavirus chegue ao país. 

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Neste final de semana, a epidemia alcançou seu grau mais grave até agora no continente europeu. O governo da Itália decretou o isolamento de toda a região da Lombardia, onde existe o maior número de casos registrados. Até esta segunda-feira, a Itália tem 7.375 infectados e 366 mortes. Na Grécia, foram contabilizados 73 casos de infecção por Coronavírus.

Um ensaio da cerimônia está programado para esta quarta-feira (11), que já não contaria com a presença de espectadores. Foram canceladas também recepções e jantares em Olímpia, onde fica o Templo de Hera, local da celebração da cerimônia.

Após o acendimento da chama, será iniciado o revezamento da tocha olímpica, que passará por 32 cidades da Grécia. A entrega do fogo olímpico para os organizadores dos Jogos de Tóquio ainda não teve alteração. O evento deverá acontecer no dia 19 de março, no Estádio Panathinaiko, em Atenas, mesmo local que em 1896 recebeu a primeira edição dos Jogos da Era Moderna.

Mais em Laguna Olímpico